recompensas para clientes

Mais de 1,5 trilhão de pontos gerenciados. Mais de 1.100 programas de fidelidade. Mais de 750 milhões de perfis de clientes. 43 milhões de ofertas de comerciantes resgatadas anualmente. 150 milhões de contas de recompensas de emissores. 

Esses são alguns dos números impressionantes conquistados por uma multinacional de serviços financeiros. A empresa se tornou líder global em fidelização disponibilizando serviços diversos que melhoram a experiência do cliente e vão muito além do processamento de transações tradicionais.

A diversidade e a perspectiva global da empresa permitiram à ela oferecer conhecimento e experiência em vários setores: instituições financeiras, varejistas, restaurantes, companhias aéreas e muitos outros. Com isso, o ecossistema de fidelização cresceu como um todo.

Mas o que será que existe por trás de todo esse sucesso? Quais são as tendências para 2024 que impactarão a fidelização de clientes? Como as marcas devem abordar a construção de relacionamentos? Por que oferecer escolha nas recompensas para clientes é fundamental para permanecer competitivo no cenário da fidelização?

É essa última tendência que vamos abordar com mais detalhes neste artigo.

 

Os clientes querem ter escolha

 

O mercado de fidelização está mudando. Há um movimento em direção a recompensas para clientes, que foquem em benefícios personalizados e experiências únicas, não apenas descontos e brindes.

Os clientes querem escolher e ter certeza de que podem, por exemplo, resgatar os pontos dos programas de fidelidade de várias maneiras. Eles querem que seja fácil, sem atritos e, mais importante, que as recompensas tenham valor real para eles.

Por isso, é cada vez mais importante entender o comportamento dos clientes. Alguns vão comparar opções de resgate de recompensas para garantir que estejam obtendo o máximo valor. Outros clientes vão focar mais na oferta de experiências, que continuam impactando na sua fidelização.

À medida que os programas de fidelidade e a tecnologia evoluem, as marcas podem agir mais rápido e oferecer, de forma mais eficiente, novas recompensas para clientes que melhorem o relacionamento com eles. Uma estratégia crucial para agregar escolha e valor nessas recompensas é o uso assertivo de dados.

 

Aproveitando dados para melhores relacionamentos

 

Certamente, há interesse das marcas em otimizar dados para desenvolver relacionamentos melhores por meio da oferta de recompensas para clientes.

No entanto, algumas marcas ainda têm dificuldade em gerenciar muitos dados. Outras não sabem como obter insights a partir de pequenas quantidades de dados. Outras questionam ainda se a quantidade de dados que têm é suficiente para orientá-las em suas estratégias de programas de fidelidade.

Do ponto de vista do relacionamento, a verdade é que todos os dados têm algum valor, independente da quantidade ou do tamanho da empresa. Mas há um custo associado a ter dados e, principalmente, as empresas precisam ter certeza de que são capazes de proteger os dados dos seus clientes para construir melhores relacionamentos. 

Garantir que esses dados sejam coletados e que estejam acessíveis para a marca obter insights é fundamental. Uma melhor compreensão de como usá-los moldará a oferta de recompensas de forma mais estratégica.

É aí que a experiência de surpresa e encantamento pode ser criada a partir de dados para gerar mais possibilidade de escolha e percepção de valor nas recompensas para clientes. 

Em outros  artigos, abordaremos mais profundamente a importância de alinhar ciência de dados com estratégia e execução, que é uma outra tendência de fidelização de clientes em 2024.

 

Conclusão

 

As empresas devem analisar suas prioridades e como elas mudam com o tempo. Assim como devem ter sempre em mente que o comportamento do consumidor também está em constante transformação.

Com um entendimento global do cenário, as marcas podem mudar de mentalidade e oferecer melhores experiências para os clientes, a exemplo da multinacional que citamos no início deste artigo.

Entretanto, muitos programas tradicionais de empresas sólidas ainda estão hiperfocados em uma só solução e parecem fragmentados sem pensar no todo. Isso não faz mais sentido para públicos tão diversos.

A Premmiar oferece soluções inovadoras e estratégicas que envolvem, inspiram e recompensam seus funcionários e consumidores. Para realizar campanhas com mais escolha e maior percepção de valor das recompensas para clientes, entre em contato com a Premmiar