programa de indicação

Um programa de indicação está baseado em um valor muito importante: confiança! 

Um compilado de estatísticas da InvespCRO divulgado pela Business2Community, revela que quase 84% dos clientes confiarão nas recomendações das pessoas que conhecem.

Um programa de indicação utiliza uma estratégia muito conhecida como referral marketing (marketing de referência). De acordo com essa mesma estatística, os leads de marketing de referência convertem 30% melhor do que os leads gerados por outros canais de marketing.

 

Quem são seus clientes promotores?

 

Vivemos um mundo cada vez mais conectado e as indicações pessoais têm um amplo e poderoso alcance dentro do universo digital. Um programa de indicação é uma estratégia utilizada para influenciar as decisões de compra dos consumidores. 

Existe uma condição óbvia por trás de cada indicação, mas é sempre bom lembrar: quanto mais clientes satisfeitos sua empresa tiver, maiores serão as chances de cliques nos links de recomendações e de compartilhamento de códigos para indicação de um produto ou serviço.

Antes de colocar em prática um programa de indicação, descubra quem são os clientes satisfeitos. Uma forma de agilizar sua pesquisa é através da métrica NPS (net promoter score), a famosa Pergunta Definitiva 2.0, criada por Fred Reichheld para medir a satisfação dos clientes.

Ao perguntar “De 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa aos amigos?”, você terá mais chances de prever bons resultados para sua estratégia. A fórmula para calcular o NPS é: % clientes promotores (notas 9 e 10) – % clientes detratores (notas de 0 a 6) = NPS.

 

Benefícios da implementação de um programa de indicação com recompensas na sua empresa

 

Para explorar os benefícios de se implementar um programa de indicação com recompensas, precisamos lembrar quais são as raízes dessa estratégia. 

Muito antes do advento da internet, as indicações eram feitas através do boca a boca. Se uma pessoa ficava satisfeita com um produto ou um serviço, era quase que imediata a indicação entre amigos e familiares.

Na verdade essa estratégia continua mais viva do que nunca e agora conta com a tecnologia a seu favor para agilizar e controlar os resultados. Com isso, vem tomando uma outra proporção em virtude da ampla conexão social digital.

 

Confira alguns desses benefícios:

 

  • Aquisição de novos clientes 

Esse é um dos benefícios mais importantes de um programa de indicação, pois aumenta o número de clientes na base e consequentemente o volume de vendas.

A satisfação do cliente com um produto ou serviço já estimula a indicação orgânica, quanto mais ao receber recompensas, pois ele se torna um promotor da marca. 

Ao recomendar uma empresa para seus amigos, familiares e colegas, é possível que os novos clientes sejam pessoas com interesses semelhantes. Isso resulta em uma base de clientes mais direcionada, composta por pessoas que estão genuinamente interessadas no que a empresa tem a oferecer. 

Há ainda aqueles que vão experimentar e experienciar coisas novas, o que faz a novidade ser rapidamente compartilhada nas redes de contato, criando uma grande expectativa de recompensas. As chances de novos clientes se tornarem leais e de fazerem compras repetidas são grandes, contribuindo assim para o crescimento da base de clientes.

 

  • Aumento da visibilidade da marca

Com um programa de indicação bem estruturado, as empresas podem aumentar rapidamente a visibilidade da marca, utilizando as redes sociais e seus próprios aplicativos para que os clientes indiquem promoções, produtos ou serviços.

Ao realizar uma compra o cliente recebe um código ou um link para compartilhar entre seus contatos, que podem gerar recompensas tanto para quem indica quanto para quem ainda não conhece o produto ou serviço.

Essas recompensas podem ser concedidas através de cashback, pontos, descontos, frete grátis etc.

Recompensar clientes através de um programa de indicação é uma das formas mais eficazes para divulgar produtos e serviços a um público maior, levando a um aumento significativo na visibilidade da marca. 

 

  • Aumento nas vendas

Um bom programa de indicação tem o poder de aumentar as vendas rapidamente, mas esse não deve ser o benefício mais importante. Eu posso explicar. Vender, todo mundo quer e é preciso, mas não adianta aumentar o volume de vendas por um período, se o programa de indicação não promover o engajamento dos seus clientes com a marca. 

É importante ter um planejamento estratégico de vendas baseado em um programa de indicação que estimule a recompra e fidelize clientes. 

Dessa forma o aumento nas vendas se tornará constante dentro de um ciclo virtuoso de fidelidade.

 

  • Redução do CAC 

Comparado às estratégias tradicionais de marketing e publicidade, um programa de indicação com recompensas é um ótimo benefício por ser uma opção muito mais econômica. 

Ao incentivar seus clientes a indicarem seus produtos ou serviços, a empresa pode reduzir, inclusive, os custos com publicidade. 

Sendo assim, os custos associados a um programa de indicação podem ser justificados pelos benefícios a longo prazo, sendo um deles a redução no custo de aquisição de clientes.

 

  • Aumento da confiança e credibilidade da marca

O consumidor valoriza muito as indicações de amigos e familiares e quando alguém recomenda um produto de qualidade ou um serviço bem executado, aumenta a confiança e a credibilidade da marca.

Um programa de indicação se vale dessa confiança para ajudar a estabelecer uma reputação positiva da marca. Sendo assim, é muito importante honrar com as recompensas prometidas para que os clientes se tornem defensores da marca, fortalecendo sua credibilidade e confiança.

 

  • Fidelização de clientes

Um programa de indicação não apenas ajuda a atrair novos clientes, mas também contribui para a fidelização dos clientes da base. 

Ao oferecer recompensas atraentes aos clientes que fazem indicações bem-sucedidas, as empresas os incentiva a continuar comprando e a manter um relacionamento duradouro com a marca. 

É um benefício de alto valor, pois com a lealdade do cliente, as indicações tendem a atrair e fidelizar mais e mais clientes. O que obviamente é muito importante para o incremento e para a estabilidade do negócio.

Acessível e factível para qualquer segmento de mercado, o programa de indicação com recompensas pode impulsionar o incremento do negócio, aumentar a satisfação dos clientes e fortalecer o relacionamento com a base existente. 

 

Exemplos de programas de indicação com recompensas

 

  1. DROPBOX

O Dropbox, uma das gigantes globais no setor de armazenamento em nuvem, conta com uma impressionante base de usuários, ultrapassando a marca de 700 milhões. 

Seu escopo de serviços abrange desde indivíduos comuns até corporações e instituições educacionais.

O mecanismo de indicação do Dropbox opera concedendo aos usuários um aumento no espaço de armazenamento toda vez que uma recomendação é efetuada com sucesso. 

Para aqueles que utilizam o Dropbox Basic (gratuito), a cada amigo que se inscreve na plataforma, um bônus de 500 MB é atribuído, podendo chegar a um adicional de 16 GB de espaço disponível. Já para os assinantes do Dropbox Plus, indicações bem-sucedidas resultam em 1 GB extra de armazenamento (com limite máximo de 32 GB).

 

  1. UBER

A Uber, é referência em transporte compartilhado e estabeleceu-se como a maior plataforma dessa natureza, contando com uma base impressionante de mais de 3 milhões de motoristas e 75 milhões de usuários espalhados pelo globo.

O programa de indicação da Uber concentra-se especificamente nos motoristas parceiros da plataforma. Um motorista tem a oportunidade de recomendar outra pessoa para se juntar à Uber. 

Para que ambos se beneficiem, é necessário que a pessoa recomendada se cadastre como motorista e complete um número determinado de viagens dentro de um período de 45 dias (esse número pode variar conforme a cidade).

O parceiro que fez a indicação pode receber um bônus de até R$1.200,00, enquanto o novo motorista que se juntou à plataforma por meio da indicação tem a chance de receber até R$ 600,00.

 

  1. QUINTOANDAR

O QuintoAndar, autoproclamado como a principal imobiliária digital do Brasil, se destaca como uma plataforma que conecta um vasto número de proprietários de imóveis com inquilinos e compradores, tornando o processo de compra e aluguel de residências, como casas, apartamentos e outros tipos de moradia, muito mais ágil e eficiente em todo o país.

O programa de indicações do QuintoAndar está aberto ao público em geral e tem como foco a recomendação de imóveis. 

Ao indicar um imóvel e o proprietário decidir anunciar a propriedade na plataforma, você recebe imediatamente um bônus de R$ 100,00. 

Além disso, quando o imóvel for efetivamente vendido ou alugado, você recebe um valor de R$ 1.000,00 no caso de venda ou 10% do valor do primeiro aluguel no caso de locação.

 

Conclusão

 

A confiança é um alto valor dentro de um programa de indicação com recompensas e é gerada quando os clientes estão satisfeitos com produtos ou serviços.

Um programa de indicação com recompensas pode ser uma poderosa estratégia de marketing, trazendo vários benefícios para o crescimento da empresa.

O boca a boca é uma estratégia adaptada à inovação tecnológica, de baixo custo e de alto impacto. Principalmente porque podemos contar com a celeridade das informações que chegam pela internet.

Ao criar um programa de indicação que valoriza e recompensa os clientes leais, a empresa estabelece um ciclo virtuoso de recomendações, aumentando sua visibilidade e impulsionando o sucesso contínuo da marca.

Crie o seu programa de indicação com recompensas dentro de uma plataforma customizada para atender as necessidades da sua empresa.

Conheça as soluções da Premmiar para incentivar, recompensar e fidelizar clientes e tenha muito sucesso em seu programa de indicação.