pós-black-friday

Black Friday é considerado um fenômeno de vendas no mundo inteiro. Muitas empresas costumam atuar fortemente com estratégias de marketing para atrair o consumidor e vender mais. Porém, geralmente, miram só no dia ou na semana das ofertas e esquecem de se planejar para aproveitar as oportunidades do Pós-Black Friday.

 

O faturamento tende a crescer? Sim. Afinal, toda campanha promocional de vendas pode trazer algum resultado. No entanto, devemos levar em consideração as diferenças entre os segmentos de mercado. Por exemplo,  de acordo com a NielsenIQ, em parceria com a Bexs Pay, “o faturamento bruto do comércio eletrônico durante a Black Friday caiu 23% em relação à mesma data de 2021”.

 

Ter picos de vendas é bom, mas o ideal não é contar apenas com isso. O que fazer, então, para se preparar melhor e não ter surpresas negativas? Com tantas ofertas e tantos clientes para alcançar, é interessante que as empresas busquem continuar essa jornada com o seu público, o apoiando e criando um relacionamento de longo prazo. Seja pelo meio físico ou digital.

 

Como manter o contato mais frequente com o cliente conquistado Pós-Black Friday?

 

Fazer vendas é o que sustenta um negócio, mas o que sustenta as vendas são os clientes. Neste caso, manter o relacionamento transparente e humanizado com o cliente é fundamental para garantir recorrência de compra e boa imagem da marca.

 

Em um mercado que é competitivo ao extremo, como no Brasil, no qual existem vários negócios de um mesmo nicho, é necessário buscar uma diferenciação. Um livro que fala muito sobre isso, é a Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim Renée.

 

Resumidamente, o conceito apresentado no livro é que a melhor forma de se diferenciar da concorrência é investir em mercados inexplorados. Ou seja, estamos falando aqui sobre autenticidade e criatividade e, claro, ouvir bastante os clientes e saber se relacionar com eles.

 

Para isso, a tecnologia é uma grande aliada, pois podemos personalizar a comunicação. São válidas ações e campanhas de marketing, remarketing, redes sociais e usar o Whatsapp para facilitar o contato, sempre trabalhando com ética e respeitando o Código de Defesa do Consumidor.

 

A interação com o cliente deve ter como base um bom relacionamento e a comunicação clara, e não o foco nas vendas em si. Treine seu time de vendas para manter a jornada do cliente dentro da sua estratégia de pós-vendas. 

 

“A venda não acaba quando o cliente compra, ela está apenas começando”

(Joe Girard, considerado o maior vendedor do mundo)

 

5 dicas práticas para gerar um bom relacionamento com o cliente

 

1. Venda experiências, não produtos

As pessoas estão buscando cada vez mais comprar boas experiências, principalmente após a pandemia da COVID-19, já que mais de um ano as compras e os eventos presenciais tiveram que dar uma pausa.

 

Portanto, trabalhe as emoções junto ao seu produto e faça do momento de venda um “ritual” cativante. Como personalizar bem a experiência de compra para entregar o que o público precisa? Leia as próximas dicas!

 

2. Tenha uma abordagem proativa com o cliente

Como já disse Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Os seus clientes já te conhecem e sabem o potencial do seu negócio. Que tal oferecer um complemento do seu produto ou serviço? Isso vai ajudar a aumentar o valor da experiência com a sua marca.

 

3. Crie um canal de “bate-papo” ao vivo com o cliente

Essa é uma das melhores ferramentas de comunicação com o cliente. Isso vale para Black Friday e para qualquer época do ano. Se você tiver um suporte de bate-papo ao vivo e oferecer respostas rápidas, vai amplificar a experiência com o cliente.

 

4. Engaje o seu cliente através das campanhas de recompensa

Crie campanhas de engajamento com o seu cliente por meio de premiações, incentivos e recompensas. Vale investir na elaboração de uma estratégia de gameficação aplicada às vendas. Procure utilizar uma plataforma descomplicada e reconhecida no mercado de incentivo e fidelização. A ideia aqui é ampliar o potencial de cada cliente, fornecendo soluções inovadoras que engajam e inspiram. 

 

Quanto mais presente e constante for o relacionamento com seu cliente, mais ele lembrará da sua empresa, indicará para outras pessoas e se sentirá mais confortável e seguro para continuar comprando de você. 

 

5. Facilite os contatos dos clientes com a sua empresa

Isso é o básico do básico, mas muitos ainda pecam. Empresas disponibilizam em seus sites e pontos de contato vários meios de comunicação, mas na hora em que o cliente mais precisa, ele não consegue falar com ninguém. Em épocas promocionais, muitas empresas não se preparam corretamente e acabam se enrolando no atendimento, causando um “engarrafamento” na própria comunicação, seja por telefone, email, chat, entre outros canais.

 

Parece besteira, né? Mas, saiba que isso irrita bastante o cliente, gera insegurança e faz com que ele até desista de você. Portanto, cumpra o básico com eficiência e respeito às pessoas.

 

 

E como encantar o cliente no Pós-Black Friday e continuar vendendo?

 

Com um bom relacionamento com o cliente, você já tem meio caminho andado. Mas não basta se comunicar direitinho, tudo deve ser feito com estratégia e humanização. A experiência do cliente deve ser vista com muito zelo, de ponta a ponta.

 

O que mais frustra o cliente na experiência de compra? Falta de suporte, desrespeito com o prazo de entrega, falhas em sistemas online que fazem com que o consumidor não consiga comprar ou acompanhar o status do seu pedido, entre outras reclamações.

 

Não adianta ter uma super oferta, uma comunicação eficiente, um marketing forte e uma mega divulgação, se você falhar em momentos cruciais como o pós-venda.

 

Portanto, depois do período de Black Friday, além de atender muito bem o seu cliente, ofereça mais vantagens, promova eventos para clientes mais fiéis, estique o período de desconto e promoção, use a segmentação da base de clientes para enviar comunicações personalizadas e bem certeiras, ofereça facilidades e benefícios como entrega grátis, peça ao cliente para avaliar e dar feedback sobre a experiência (e, claro, use as informações para melhorar e consertar o que precisa) e crie e compartilhe conteúdo útil, interessante e relevante e não fique só postando sobre ofertas e promoções.

 

Há muitas maneiras de potencializar sua estratégia pós-venda e estimular novas compras. Por exemplo, você pode preparar descontos ou ações especiais para emendar Black Friday com Natal e depois o ano novo. Ou seja, ao invés de executar campanhas pontuais e isoladas, organize-se de modo que as datas comemorativas e eventos importantes da sua marca estejam conectados o ano inteiro. 

 

Conclusão

Black Friday é um evento importante, mas não é o único e nem sempre vai salvar as vendas ou ser capaz de estabelecer uma relação genuína com seus clientes. Sendo assim, trabalhe o Marketing de Incentivo com estratégias de pós-venda e relacionamento a longo prazo. Fique de olho no que mais agrada os seus clientes e atenda as necessidades e os desejos deles. 

 

E lembre-se sempre que o seu primeiro e mais importante cliente é quem trabalha aí com você dentro da equipe, por exemplo, seu time de vendas. Se essas pessoas estiverem bem engajadas e comprometidas verdadeiramente com o propósito e com as metas da empresa, elas naturalmente proporcionarão uma experiência excelente aos clientes finais e ao público em geral.

 

Logo, invista primeiro no bom relacionamento com campanhas de benefícios e fidelização para atender seu público interno, como seus vendedores e suas equipes de atendimento. Será um sucesso!

 

Boa sorte nas suas próximas campanhas de Black Friday e pós-vendas!

 

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