Quantas vezes você pensou em desistir de realizar campanhas de incentivo de vendas em sua empresa? Todos os esforços, orçamentos e expectativas voltados para os resultados, para no final saber que seus colaboradores não foram efetivamente motivados, e pior, os resultados esperados não foram alcançados. Ao menos, você realizou uma otimização de campanhas?

Um gestor de equipe é um líder, e todo líder, aquele que guia, precisa estar motivado antes de qualquer colaborador. Depois de uma campanha desgastante, um ou dois colaboradores bateram a meta, foram premiados e ainda assim, você não viu aquele brilho nos olhos deles.

Você já deve ter ouvido de algum colaborador: “Isso é besteira. Eu quero é dinheiro no meu bolso”. É realmente desanimador, não é mesmo? Sabe o que faltou aí? Engajamento!

Pois saiba que você não está sozinho. Muitos gestores acabam desanimando em virtude da demanda exigida na otimização de campanhas. Você acerta de um lado, mas não dá conta do outro. Além da criação, do planejamento e da execução, tem a questão do orçamento, que geralmente é aprovada por centro de custo e você é o responsável por conseguir a verba e apresentar resultados.

Quer otimizar suas campanhas de incentivo de vendas? Conheça a tecnologia que compensa e recompensa!

Investimento alto não garante bons resultados

Investimentos altos nem sempre geram aumento do volume de vendas. Às vezes, uma campanha mais intimista pode fazer mais efeito, porque dependendo do objetivo, vai gerar mais engajamento da equipe e, consequentemente, o resultado esperado.

Em outros casos, com o intuito de minimizar custos, algumas empresas acreditam que basta mobilizar os setores de marketing e recursos humanos para criar e executar suas campanhas de incentivo de vendas. E muitas vezes, o que acontece é falta de comprometimento nas atividades rotineiras desses setores, tensão, insatisfação e todo o tipo de estresse que acaba chegando aos ouvidos daqueles que mais precisam de motivação e energia: os vendedores.

Fora os altos investimentos em infraestrutura, uma vez que é feito um grande esforço para realizar a logística de entrega, entre outros quesitos, e ainda ficam dúvidas de como medir a performance dos participantes.

As campanhas de incentivo têm como finalidade base o engajamento da equipe e o reconhecimento por resultados. Para estar engajada, a equipe, obviamente, precisa ser treinada.

Uma estatística sobre vendas aponta que um representante de vendas leva 10 meses ou mais para ser totalmente produtivo. Em síntese, práticas de integração ineficazes se tornam um problema oneroso para as organizações de vendas.

Você já deve ter tido sucesso em alguma campanha, claro que sim! Mas acredito que essa cultura de realizar tudo internamente vem de um tempo em que as empresas não tinham uma folha de pagamento tão enxuta como nos últimos tempos, não é verdade?

Desafios e tempos de crise

Vimos ao longo do tempo algumas crises econômicas, políticas e de saúde, que mexeram com a estrutura organizacional de muitas empresas.

Antigamente, um colaborador que tinha sob sua responsabilidade dez atribuições, agora tem, no mínimo, o dobro. E ele dá conta, mas se você pedir algo mais, algum resultado ficará comprometido.

Por isso, empresas especializadas passaram a investir em soluções para o setor de incentivo e atender diversos clientes que decidiram apostar na tecnologia e estão colhendo excelentes frutos.

Princípios das campanhas de incentivo de vendas

  • Engajar;
  • Estimular atitudes que geram vendas;
  • Impulsionar crescimento exponencial;
  • Gerar resultados a curto prazo;
  • Fidelizar;
  • Possuir efetividade comprovada.

Nesse sentido, fica claro que o setor de vendas precisa acompanhar a evolução tecnológica e começar a usufruir das soluções que o mercado oferece atualmente. Essas soluções estão voltadas para as necessidades de flexibilidade, desembaraços em relação a logística, premiação customizada, entrega offline, entre outras.

Através de uma plataforma intuitiva, os serviços são disponibilizados com a metodologia mobile first, que facilita o uso, trazendo praticidade. Como o próprio nome já diz, esse método desenvolve as funcionalidades primeiramente para dispositivos móveis e depois para o desktop.

Por que a otimização de campanhas de incentivo é importante?

Você já acessou algum site pelo seu smartphone e as informações estavam truncadas ou a imagem não carregava? Isso acontece quando o site é desenvolvido para desktops, sem levar em consideração que milhares de pessoas usam mais o smartphone para acessar a internet.

O acesso à internet avançou de tal forma que para algumas pessoas é como respirar. É raro você ver uma pessoa sem um smartphone na mão, esteja ela onde estiver.

No lazer ou no trabalho, estamos conectados 24 horas por dia. Por isso, quando se desenvolve um site responsivo para mobile, o risco de perder público é grande.

E a título de curiosidade, há algum tempo o Google já pensava em sites amigáveis para mobiles, e a tendência ficou conhecida como mobile friendly. E foi em 2011 que Luke Wroblewski, Diretor de Produto Google lançou o livro Mobile First, apresentando o conceito.

Você pode precisar acessar a plataforma de programas de incentivo longe de casa ou do trabalho. Por isso, uma boa plataforma precisa priorizar esse conceito.

O que oferece esse tipo de plataforma

  • Recompensas em um só lugar;
  • Abrangência da logística de parceiros por todo o território nacional;
  • Personalização e customização sem custo;
  • Atendimento pós resgate;
  • Baixo investimento em infraestrutura.

O resgate de prêmios com pedido rastreável é um dos diferenciais desse tipo de plataforma. Você pode fazer todo o acompanhamento com informações, como:

  • Confirmação realizada ao parceiro;
  • Tracking (rastreamento);
  • Confirmação automática em 24 horas;
  • Prêmios entregues em poucos dias úteis, dependendo da região do parceiro;
  • Vouchers virtuais entregues em até 24 horas por e-mail.

E quais são as vantagens do autogerenciamento?

  • Portal de serviços: créditos de pontos, solicitações de faturamento, cadastro de participantes, entre outras solicitações;
  • Administração: manutenção e gestão de conteúdo, pontos, consulta de saldo, extrato etc.;
  • Dashboard: resumo total de resgates por volume, tipo, período e fornecedor, apresentado através de gráficos e índices;
  • Relatórios: relatórios de resgate e análise de interação dos usuários;
  • Documentação: portal do desenvolvedor para acesso a documentações e manuais de integração.

E muito mais!

Depois de saber que existem essas e outras vantagens, você ainda tem dúvidas sobre os novos modelos tecnológicos para realizar campanhas de incentivo de vendas?

Por fim, nós temos uma solução para a otimização de campanhas de incentivo de vendas por meio de uma plataforma com tecnologia autogerenciável e customizável. Independentemente do porte, tipo ou estratégia do seu negócio, não fique de fora e comece a inovar. Entre em contato e tire suas dúvidas com nosso time de especialistas.