mundo digital

O mundo digital não para de evoluir e a maioria das pessoas já vive conectada por vinte e quatro horas, seja para interações pessoais ou profissionais.

Atentas a esse novo comportamento do consumidor, as empresas vivem buscando estratégias para engajar e fidelizar seus clientes.

O avanço tecnológico é o responsável por agilizar diversas atividades no mundo digital, que presencialmente demandam horas. Através da internet, operações bancárias, compras, vendas e tudo o mais, são realizados em questão de segundos. 

O fato de estarem constantemente on-line, permite aos consumidores receberem uma infinidade de informações em segundos por diversos canais do mundo digital. Mas quais são as informações capazes de prender a atenção dos consumidores na rede? 

Essa é a pergunta que todas as empresas fazem quando precisam elaborar estratégias que consigam engajar e fidelizar clientes on-line.

 

Estratégias para engajar e fidelizar clientes com recompensas no mundo digital

 

Dentre as diversas estratégias possíveis para engajar e fidelizar,  as mais eficazes têm sido as que contemplam o consumidor com recompensas no mundo digital, principalmente se a retirada for omnichannel. Ou seja, a experiência do cliente começa on-line, mas pode continuar, tanto no ambiente digital quanto na empresa ou loja física.

 

  1. Programas de fidelidade

Crie um programa de fidelidade que ofereça recompensas aos clientes por suas compras ou interações com a marca. Pontos acumulados trocados por descontos, brindes ou acesso a conteúdo exclusivo, fazem parte dessa estratégia.

 

  1. Cashback

Ofereça cashback como uma vantagem financeira direta aos clientes. O cliente recebe parte do dinheiro de volta, através de uma porcentagem do valor gasto em uma compra. O cliente pode receber 15% de cashback em uma compra de R$ 500,00, por exemplo. Essa é uma estratégia muito utilizada ultimamente para incentivar a recompra de produtos e serviços, além de manter o cliente engajado e fidelizado.

 

  1. Descontos exclusivos

Descontos sempre foram estratégicos para atrair clientes. Quanto mais nos últimos tempos onde a maioria está on-line, ofereça descontos especiais aos clientes que se cadastrarem em sua lista de e-mails ou se tornarem membros do clube de vantagens ou do site. Descontos exclusivos incentivam a compra e mantêm os clientes engajados, com grande potencial para torná-los fiéis à marca.

 

  1. Acesso antecipado a produtos ou serviços

Ofereça aos clientes a oportunidade de acesso antecipado a novos produtos ou serviços antes do lançamento oficial. Essa estratégia cria um sentimento de exclusividade e valorização, incentivando o engajamento e a fidelidade.

 

  1. Conteúdo exclusivo

Forneça aos clientes conteúdo exclusivo, como artigos, guias, vídeos ou webinars, que ofereçam informações valiosas e relevantes para eles. Essa estratégia os mantém engajados e cria um senso de comunidade em torno da sua marca.

 

  1. Brindes personalizados

Surpreenda seus clientes oferecendo brindes personalizados com a logomarca, como canecas, squeezes, agendas, ecobags etc. É a estratégia para fazer o cliente sempre lembrar da sua marca.

 

  1. Gamificação

Integre elementos de jogos e recompensas em sua plataforma digital. Use esta estratégia para criar um sistema de conquistas e desafios, onde os clientes possam jogar para ganhar prêmios ou subir de nível. É uma forma divertida de incentivar a participação ativa dos clientes, gerando engajamento e fidelização.

 

  1. Redes sociais e interação on-line

Utilize as redes sociais e outras plataformas on-line para interagir diretamente com os clientes. Responda a perguntas, forneça suporte e reconheça publicamente os clientes satisfeitos. Essa estratégia cria um senso de conexão e pertencimento, e constrói lealdade.

 

  1. Programas de indicação

Elabore um programa de indicação, no qual os clientes são recompensados por indicarem amigos e familiares para adquirirem produtos ou serviços da sua empresa. Ofereça recompensas através de descontos, créditos na loja ou até mesmo produtos gratuitos. É uma estratégia baseada no boca a boca, adaptada para o mundo digital.

 

Com a alta competitividade no mundo digital, usar estratégias para engajar e fidelizar clientes on-line é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, é preciso atentar para algo que o cliente não abre mão: a confiança na marca.

 

Confiança digital: condição sine qua non

 

A confiança no mundo digital é essencial para a experiência do cliente. A empresa pode usar a melhor estratégia para engajar, mas se o cliente perder a confiança, a fidelização estará comprometida.

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey & Company com mais de 1300 executivos e 3.000 consumidores globais, as empresas que não garantirem confiança digital para seus clientes, os perderão para a concorrência. 

Estabelecer confiança em produtos e experiências que utilizam IA, tecnologias digitais e dados é importante para os consumidores. As organizações que estão melhor posicionadas para construir confiança digital, no entanto, são mais propensas a alcançarem taxas de crescimento anual de pelo menos 10% em seus resultados.

Essa pesquisa também revela que 85% consideram importante conhecer a política de privacidade de dados da empresa antes de comprar; 46% consideram comprar em outro lugar se as formas de uso dos dados não forem claras. Na América Latina, 70% dos consumidores só fazem compras ou utilizam serviços digitais depois de terem certeza da reputação da empresa em proteger os dados dos clientes. 

O mundo digital é acessível a todos, por isso é importante que sua empresa seja transparente quanto a política de privacidade e uso de dados. Informe-se sobre a LGPD (Lei geral de proteção de dados) e mantenha positiva a reputação da sua marca. 

Confiança é um valor muito importante para o relacionamento do consumidor com sua empresa e tem muito peso junto às estratégias para engajar e fidelizar clientes.

 

Programas de recompensas no mundo digital com resultados na nuvem

 

Como estratégia central, oferecer recompensas é o que gera melhores resultados nos últimos tempos e, para quem souber usar a criatividade, terá mais chance de alcançar resultados incríveis, inclusive com recompensas intangíveis.

É o caso da Chipotle Mexican Gril, uma cadeia de fast-food, que vem experimentando uma nova abordagem para a fidelidade, que não envolve os consumidores com ofertas e brindes. Recentemente, ela gamificou seu programa, introduzindo, por exemplo, badges (distintivos) pelo engajamento do cliente, investindo apenas no relacionamento com a marca.

O primeiro passo é conhecer o seu público para compreender o perfil e as preferências dos consumidores. Para isso é preciso utilizar dados para que sua empresa possa oferecer recompensas personalizadas e relevantes. Isso aumenta as chances de engajamento, em virtude da segmentação obtida por esses dados.

Através de ações simples, sua empresa consegue o primeiro contato, trazendo esse potencial cliente para o topo do funil. Os dados coletados dos consumidores são de grande valia, pois já caracteriza seu interesse em querer participar do programa de recompensa. 

Com esses dados sua empresa poderá oferecer recompensas tangíveis e intangíveis mais segmentadas dentro do mundo digital. 

A implementação de programas de recompensas no mundo digital é fundamental para a elaboração de estratégias mais eficazes que engajem e fidelizem clientes. Mas como organizar tudo isso em um só lugar e poder ver resultados, na nuvem?

A Premmiar é uma plataforma com soluções inovadoras, que pode ajudar sua empresa a organizar todas as estratégias de recompensas em um único lugar e ainda possibilita o acompanhamento dos resultados na nuvem.

 

Conclusão

 

O avanço tecnológico possibilita que operações, antes somente presenciais, sejam mais ágeis no mundo digital. 

Isso faz com que as pessoas utilizem cada vez mais a internet para resolver problemas, fazer compras e tudo o mais. As empresas atentas e esse novo comportamento, buscam estratégias para atrair a atenção de consumidores on-line.

Há uma infinidade de estratégias para engajar e fidelizar clientes. Oferecer recompensas no mundo digital vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores. 

No entanto, é preciso que  as empresas sejam transparentes quanto às suas políticas de privacidade e uso de dados. 

Conheça as soluções Premmiar e descubra como podemos ajudar sua empresa a impulsionar a motivação e fidelização de seus clientes através de recompensas baseada em nuvem.

Desejo muito sucesso em suas estratégias com recompensas para engajar e fidelizar clientes no mundo digital!