monitoramento inteligente

Vivemos em um tempo onde a tecnologia está a nosso favor, e investir em monitoramento inteligente tem ajudado muitas empresas a aumentarem a segurança e a produtividade de seus negócios.

Apesar de ainda ser um assunto polêmico que gera algumas discussões desnecessárias, por falta de conhecimento, o monitoramento inteligente visa garantir, não só a segurança de bens e dados de uma empresa, mas também o bem-estar e a saúde mental de seus colaboradores.

Uma pesquisa feita pelo Capterra, em relação a dedicação dos colaboradores ao serem monitorados, revelou que para 65%, ser monitorado não tem ou não teria nenhum impacto na sua dedicação ao trabalho; eles também mostraram que não tem ou não teria impacto na sua motivação (63%), nem na sua ética de trabalho (71%). 

Ao contrário do que muitos pensam, monitorar a rotina e as atividades da empresa como um todo, não é brincar de “Big Brother” e muito menos invadir  a privacidade de seus colaboradores, mas para afirmar isso eu preciso falar sobre as boas práticas .

 

Ética e transparência

Para implementar um sistema de monitoramento que atenda às demandas da sua empresa, há dois valores que são fundamentais nesse processo: ética e transparência.

Seja para controlar hardware ou software, seja para analisar ou avaliar a produtividade dos seus colaboradores, é preciso comunicar e informar como o sistema monitora tudo isso, através do contrato de trabalho e de todo e qualquer documento que sirva para notificar alterações.

Afinal, a verdadeira finalidade do sistema de monitoramento inteligente é gerar confiança para que todos percebam eficiência, incentivo e recompensa, e não sintam como uma vigilância abusiva.

Empresas que desejam aumentar a produtividade de suas equipes e garantir a segurança de seus dados, precisam respeitar a privacidade de seus colaboradores, seguir o que é permitido por lei e se adequar às regras da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

 

Objetivos plausíveis para sua empresa implementar o monitoramento inteligente

Existem diversos objetivos plausíveis para uma empresa implantar o monitoramento, e a escolha dependerá das necessidades e metas específicas de cada organização. Veja alguns dos principais objetivos:

  1. Aumentar a produtividade

    O monitoramento pode ajudar a identificar gargalos e ineficiências nos processos de trabalho. O gerenciamento com base em dados facilita a distribuição de atividades entre as equipes, evitando o sobrecarregamento de alguns recursos.
    Além disso, é possível melhorar a qualidade das horas extras e tempo produtivo dentro da jornada, prevenindo o risco de Burnout entre os colaboradores;

  2. Melhorar a segurança da informação

    Com a implementação de sistemas de monitoramento, é possível detectar atividades suspeitas ou tentativas de acesso não autorizado em tempo real, minimizando os riscos de violações de segurança.
    As ameaças cibernéticas têm se tornado constantes, e as empresas enfrentam desafios cada vez maiores para proteger seus dados e informações confidenciais;

  3. Monitorar o uso de recursos

    O acompanhamento do uso de recursos, como internet, energia e equipamentos, ajuda a empresa a identificar desperdícios e adotar medidas para economizar custos operacionais;

  4. Prevenir fraudes e comportamentos inadequados

    O monitoramento pode auxiliar na detecção de comportamentos fraudulentos ou inadequados de colaboradores, o que é especialmente relevante em setores onde o controle interno é crucial, como instituições financeiras, por exemplo;

  5. Avaliar o desempenho dos colaboradores

    O monitoramento pode ser usado para avaliar o desempenho dos colaboradores com base em métricas objetivas, facilitando a identificação de talentos e o desenvolvimento de planos de capacitação;

  6. Assegurar a conformidade regulatória

    Em setores altamente regulamentados, o monitoramento pode ser uma forma de garantir que a empresa esteja em conformidade com as normas e leis vigentes;

  7. Melhorar a experiência do cliente

    O monitoramento pode ser aplicado em atendimento ao cliente para avaliar a qualidade do serviço prestado e garantir que os padrões de atendimento sejam cumpridos, muito comum em call centers;

  8. Analisar o comportamento do usuário

    Em empresas que oferecem serviços ou produtos on-line, o monitoramento do comportamento do usuário pode ajudar a otimizar o design do site, identificar problemas de usabilidade e entender as preferências dos clientes;

  9. Prevenir acidentes e promover segurança no trabalho

    Em ambientes de trabalho com riscos físicos, o monitoramento pode ser utilizado para identificar comportamentos inseguros e adotar medidas preventivas para evitar acidentes.

 

É fundamental destacar que o monitoramento não deve ser uma ferramenta para a invasão de privacidade dos colaboradores. O foco deve ser na coleta de dados relacionados ao trabalho, evitando informações pessoais e sensíveis que não sejam relevantes para a performance no ambiente corporativo. 

Dessa forma, a empresa garante a confiança e o respeito dos colaboradores, construindo uma cultura organizacional mais saudável.

 

Monitoramento inteligente que recompensa

Para que os colaboradores se sintam recompensados pelo monitoramento, é fundamental que o sistema gere um impacto positivo na cultura organizacional da empresa, trazendo resultados individuais e coletivos, com transparência, comunicação aberta e benefício mútuo. 

Ao contratar uma empresa que esteja dentro desse padrão de boas práticas, você estará oferecendo benefícios e perceberá um melhor engajamento dos seus colaboradores através de alguns resultados:

  • Autogestão: com mais transparência da própria jornada de trabalho, poderão identificar pontos de melhoria e pontos fortes, além de usarem  a Visão Individual para gerenciar a qualidade das horas trabalhadas, administrando melhor o tempo destinado às realizações das atividades diárias. Além disso, vão ganhar mais visibilidade e responsabilidade sobre a sua própria performance.
  • Confiança: a transparência na comunicação e a abertura em relação aos objetivos do monitoramento inteligente fazem com que os colaboradores se sintam confiantes de que suas informações estão sendo tratadas de forma ética e responsável.
  • Desenvolvimento pessoal: saber que o monitoramento inteligente também é uma ferramenta para identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, estimula os colaboradores a se dedicarem ao aprendizado e aperfeiçoamento de suas habilidades.
  • Reconhecimento: o reconhecimento dos resultados positivos obtidos através do monitoramento gera um sentimento de satisfação e orgulho nos colaboradores, que se sentem valorizados por suas contribuições.
  • Segurança: saber que a empresa utiliza o monitoramento para melhorar a segurança das informações e proteger contra ameaças cibernéticas, cria um ambiente de trabalho mais seguro, o que é essencial para o bem-estar dos colaboradores.
  • Engajamento com o processo de monitoramento: a inclusão dos colaboradores no processo de monitoramento faz com que eles se sintam valorizados e parte importante da busca por melhorias no ambiente de trabalho.
  • Respeito à privacidade e integridade: o respeito à privacidade dos colaboradores demonstra que a empresa valoriza sua integridade e que o monitoramento inteligente não é usado de forma invasiva ou desrespeitosa.
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: o fato de a empresa não monitorar os colaboradores fora do horário de trabalho reforça o senso de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, proporcionando mais tranquilidade e satisfação.
  • Sentimento de pertencimento: a possibilidade de expressar opiniões e sugestões sobre o monitoramento cria um senso de pertencimento e faz com que os colaboradores se sintam parte ativa da cultura organizacional.
  • Incentivo, benefícios e recompensa: o oferecimento de benefícios e incentivos extras pelos resultados de produtividade e engajamento com o monitoramento, aumenta a satisfação e a sensação de valorização.
  • Segurança contra retaliação: a garantia de que o monitoramento não será usado para retaliação ou para penalizar injustamente os colaboradores proporciona tranquilidade e reforça a confiança no ambiente de trabalho.

Um ponto crucial, muitas vezes negligenciado, é o efeito positivo que um ambiente transparente de monitoramento pode causar nos colaboradores. 

Quando os colaboradores percebem que o monitoramento é realizado de maneira ética, respeitando suas privacidades e focando no aprimoramento do desempenho organizacional, eles tendem a se sentir mais valorizados e confiantes no ambiente de trabalho.

Veja este case do nosso novo parceiro de negócios, EverTrack:

 

 

A transparência no uso do monitoramento inteligente também pode promover uma cultura de accountability onde cada colaborador se responsabiliza pelos seus próprios resultados e entende a importância do seu papel para o sucesso da empresa. 

Com uma equipe engajada e motivada, os níveis de produtividade e qualidade do trabalho tendem a crescer significativamente.

 

Conclusão

A tecnologia está a nosso favor para aumentar a segurança e melhorar a produtividade em nossas empresas através do monitoramento inteligente.  

O monitoramento inteligente traz vantagens não só para as empresas, mas também para os colaboradores, mas é fundamental que o sistema esteja adequado às regras da LGPD e obviamente ao que orienta a nossa constituição.

Se você quer implantar um sistema de monitoramento em sua empresa, converse com um de nossos consultores para obter uma orientação completa sobre monitoramento inteligente que recompensa.

Compartilhe este artigo com seus parceiros de negócios!