marketing de incentivoMarketing de incentivo é uma estratégia baseada em recompensas que serve para aumentar o engajamento das pessoas em torno de alguma ação.

Na relação entre empresas e funcionários, trata-se de um conjunto de atividades com o objetivo de engajar o público interno e, assim, fazer com que os colaboradores deem o melhor de si e mantenham seu envolvimento e compromisso com as metas e os resultados esperados.

Recompensas não são a mesma coisa que salário e benefícios que a empresa já oferece em contrato. Além disso, reconhecimento e merecimento são palavras-chave, tanto que a maior entidade do setor de marketing de relacionamento e incentivo do mundo, a Incentive Marketing Association, mostra que reconhecimento é o principal motivo que leva os colaboradores a se engajar em uma campanha.

 

Benefícios práticos e tangíveis

 Uma das grandes vantagens do marketing de incentivo é conseguir medir os resultados práticos das ações. Inclusive, alguns podem ser personalizados de acordo com a necessidade da empresa.

 

Metas corporativas alcançadas

 É muito comum a realização de campanhas de incentivo junto aos times comerciais. Isso porque eles trabalham com metas, e, não raro, sob pressão. Para mostrar qual recompensa cada pessoa terá, nada melhor do que apresentar uma meta  a ser atingida.

Há empresas que trabalham com premiações por desempenho apenas individual, outras optam por premiar quando o objetivo geral é conquistado. E, ainda, as que recompensam os profissionais das duas maneiras.

Além das metas financeiras, é possível ter uma política de incentivo para outros objetivos. Diminuição do tempo de produção de determinada tarefa, aumento da base de leads (potenciais clientes), crescimento de conversão, quantidade de download de um material, agilidade na emissão de propostas e muitos outros. Assim, as ações podem ser aplicadas em uma campanha para conquistar um objetivo pontual ou contínuo.

  

Diminuição do turnover

 A rotatividade é um problema na sua empresa? Perder talentos custa caro. Uma parcela deles vai embora por falta de motivação e reconhecimento para buscar um local com melhores perspectivas. Ter campanhas de incentivo é mostrar, na prática, motivos para continuar a trabalhar em sua empresa.

Atrelado a outros fatores, como cultura de feedback, política de cargos e salários, bom clima organizacional, o turnover tende a deixar de ser um problema.

Maior atração de talentos

Uma empresa conhecida por boas políticas de incentivo torna-se mais atrativa para os profissionais. Dessa forma, você consegue preencher as vagas de maneira mais rápida e assertiva. Afinal, só é possível ter sucesso com os profissionais certos ao seu lado. Se você quer os melhores para cada cargo, deve fazer sua parte.

Marketing de incentivo é bom para todo mundo, quem trabalha e quem emprega e, ainda pode ser considerado um diferencial excelente de uma organização.

 

Melhoria do clima organizacional

Um ambiente de trabalho agradável faz toda diferença para diminuir as taxas de turnover e produtividade e elevar a satisfação com a empresa. O marketing de incentivo ajuda a melhorar o clima organizacional, pois cada pessoa tende a trabalhar com maior entusiasmo.

Além de ser motivado pela recompensa, dependendo do tipo de campanha, a própria dinâmica favorece uma melhoria no clima. É o caso das ações que envolvem gamificação, integração e desafios com foco em uma meta específica.

 

Exemplos de marketing de incentivo

Há vários tipos de incentivos para o trabalhador. O ideal é que você, líder, analise qual o mais adequado para sua empresa, levando em consideração o momento e os desejos dos funcionários.

Magazine Luiza, Bauducco, Mondelez e Banco Toyota são alguns exemplos inspiradores.

 

Benefícios mensais

Nas descrições das oportunidades de trabalho, os benefícios são divulgados e são um grande incentivo para as pessoas se candidatarem. Plano de saúde, vale alimentação, vale-refeição são os mais comuns. Porém, as empresas à frente do tempo estão inovando. Existe até “auxílio ninhada”, sabia? Esses dias eu li algo sobre isso e achei incrível saber que há empresas ajudando pessoas que adotam animais de estimação.

 

Benefícios variáveis: bonificações, comissionamento e outros

Esses são incentivos de acordo com as conquistas individuais e coletivas, citados no outro tópico. Há quem opte pelo bônus anual por desempenho, participação nos lucros e resultados (PLR). Outra forma muito comum é a comissão por venda ou prêmio por produtividade.

São interessantes porque estimulam os colaboradores a não desanimarem.

 

Programas de qualificação

Outro grande incentivo é oferecer oportunidades de qualificação para o profissional. Há empresas que custeiam parte dos estudos dos colaboradores, por meio de convênios com universidades, empresas de cursos, inclusive on-line, aulas de idiomas e outros. É uma vantagem dupla, já que você terá uma equipe mais qualificada.

 

Celebrações coletivas

Comemorações quando uma meta é batida, eventos para celebrar marcos para a empresa são incentivos bem comum e tradicionais nas empresas. Além de engajar o time, que se sente reconhecido e aprecia uma ação festiva, as celebrações ajudam no processo de integração.

Momentos como estes geram um impacto positivo  a longo prazo, como melhoria da convivência, integração e o sentimento de pertencimento.

 

Entrega de prêmios

Que tal premiar com produtos de valor e experiências diferentes e marcantes? Campanhas assim podem trabalhar com pontuações de acordo com as metas. Ao saber o que está disponível na “vitrine de prêmios”, o trabalhador cria objetivos para si com base em seus desejos e necessidades

Há mais vantagens. Sempre que olhar para o item ou se lembrar da experiência terá a sensação de que valeu a pena o esforço. Portanto, ao atingir uma quantia de pontos o prêmio tá garantido! E, assim, a empresa cria uma relação de parceria e engajada.

 

Como implementar Marketing de incentivo

O primeiro passo para ter o marketing de incentivo na empresa é estudar o público interno e os tipos de ações possíveis. Elas devem ser compatíveis com o perfil deles e também com as condições da sua empresa.

Entenda a motivação como um investimento que, se bem administrado, traz lucros e outros benefícios para o negócio em muitos aspectos como já mencionei antes.

 

A importância de ter uma plataforma digital inteligente e descomplicada

Ter uma plataforma aliada ao marketing de incentivo é fundamental para o sucesso da estratégia. A empresa não terá que se preocupar em enviar os produtos ou serviços, em criar uma grande estrutura e ter muitas pessoas para gerir tudo. Tem que ser fácil e prático. Se não, ninguém compra a ideia e a campanha não vai pra frente.

Além das vantagens para a empresa, uma plataforma inteligente oferece diferenciais para o colaborador. Ele pode usar parte dos pontos e completar com dinheiro, caso deseje um produto de valor acima da pontuação, por exemplo. Também há suporte pós-atendimento e muitos outros recursos.

 

Conclusão

Dessa forma, para ter sucesso na implementação do marketing de incentivo, elabore uma boa estratégia, com significado e valor e priorize ferramentas e tecnologias descomplicadas, tanto para quem está nos bastidores da organização, quanto para quem vai participar e receber seus prêmios.

Não adianta realizar qualquer evento, dinâmica ou dar qualquer brinde furreca. Esse é o pior caminho, pois se joga dinheiro fora e ninguém fica satisfeito.

Você tem alguma experiência sobre marketing de incentivo na empresa para compartilhar? Comente aqui e contribua com seu conhecimento.