marketing de gentileza

Humanizar as relações entre marcas e pessoas e tornar o mundo dos negócios mais gentil. 

 

Esse é o propósito do Marketing de Gentileza, assunto deste artigo, que tem como objetivo celebrar o Dia Mundial da Gentileza e trazer luz à reflexão sobre como as empresas têm conduzido suas estratégias de marketing e relacionamento com clientes e público em geral.

Antes de falarmos sobre marketing, vamos de curiosidade! 

O Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, foi criado em 1998 pela World Kindness Movement (WKM), uma ONG internacional sem associações políticas ou religiosas. O movimento foi formado durante uma conferência em Tóquio, capital do Japão, onde organizações de bondade de todo o mundo com ideias semelhantes se reuniram.

A data busca promover ações de bondade, estimulando as pessoas a se ajudarem e a espalharem amor pelo mundo. A gentileza é um gesto simples, mas poderoso, capaz de transformar vidas. Que tal incorporar essa virtude em sua estratégia de marketing empresarial?

 

Humanização do marketing a partir da gentileza

 

Todo dia é dia de praticar gentileza, seja nas relações familiares, de amizade ou profissionais e comerciais. Por que não no marketing?

O marketing não é uma estratégia para ludibriar ou enganar clientes. De acordo com algumas definições de Philip Kotler, o marketing define, mede e quantifica o tamanho de um mercado e seu potencial de lucro, identifica necessidades e desejos não realizados das pessoas e atende às demandas de um público. Para isso, é indispensável agir com respeito, ética e empatia.

Marketing é para potencializar a verdade de uma marca. Se não houver uma cultura verdadeiramente humanizada, o marketing também não será humanizado. Não se trata de uma ciência exata, e sim humana. O tempo todo estamos falando de pessoas. Por isso, é tão importante conversarmos de maneira didática sobre o tema humanização.

Um dos principais motivos para trazer a gentileza como base para a humanização é combater a agressividade aplicada no marketing, que, por vezes, preocupa-se apenas em gerar leads, converter vendas e decifrar algoritmos. Essa abordagem de marketing não é sustentável. Reconhecer isso é o ponto de partida do Marketing de Gentileza.

 

O que é Marketing de Gentileza

 

Neste contexto, o Marketing de Gentileza é um método prático que ajuda a construir marcas humanizadas, fortes, inspiradoras, autênticas e guiadas por um propósito a partir da gentileza, com o objetivo de conquistar o reconhecimento e a confiança das pessoas.

Consiste em preparar marcas e empresas para fazer marketing no ambiente digital, de modo que sua comunicação e ações priorizem genuinamente as pessoas e suas necessidades. Para isso, é fundamental ter uma cultura de empatia e compaixão.

Não se trata apenas de criar mensagens bonitas, campanhas criativas, cheias de bom humor e cativantes em datas comemorativas, mas de estruturar a marca para que sua comunicação reflita verdadeiramente sua essência. 

Marketing de Gentileza é para todas as empresas, independentemente do porte e do segmento de mercado, que desejam aprender a humanizar a relação, sobretudo virtual, com seus públicos e, claro, esteja disposta a alterar seus processos internos e não apenas os aspectos externos de comunicação e marketing. 

 

Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas.

 

Benefícios do Marketing de Gentileza 

 

Implementar o método de Marketing de Gentileza beneficia todas as partes envolvidas. Destaco alguns benefícios para a empresa que escolhe trilhar esse caminho: 

  • conexão emocional com as pessoas, 
  • conquista de confiança, 
  • quebra de objeções de vendas, 
  • engajamento orgânico, 
  • influência positiva e inspiradora,
  • fidelização de clientes,
  • diferenciação no mercado, 
  • fortalecimento da reputação da marca, 
  • impacto social positivo, 
  • atração de talentos alinhados com a cultura da marca,
  • construção de comunidade de pessoas embaixadoras da marca, entre outros.

 

Como começar a implementar o Marketing de Gentileza

 

O método é organizado em cinco etapas fundamentadas nos valores Atenção, Empatia, Humanização, Gentileza e Confiança. A seguir, a apresentação da ferramenta de trabalho e um resumo de cada passo.

Método Marketing de Gentileza

 

  1. ATENÇÃO

Pontapé para construir e organizar a marca com DNA forte e humanizado e, assim, prepará-la para o mundo digital. Neste passo, compreende-se os pilares cruciais de uma marca forte e admirada: valores humanos, propósito e posicionamento digital.

  1. EMPATIA

Conhecimento sobre as pessoas e como se conectar com elas no ambiente digital, desenvolvendo a empatia e praticando técnicas honestas. Neste passo, compreendemos as principais características, necessidades e desejos das pessoas que compõem o público.

  1. HUMANIZAÇÃO

Fase de aprendizagem sobre como se diferenciar da multidão e se aproximar do seu público fazendo marketing com abordagem humanizada e com estratégias que valorizam os seus melhores atributos. Neste passo, construímos a identidade verbal da marca.

  1. GENTILEZA

Elaboração da estratégia de conteúdo que inspira e engaja. Neste passo, definimos o território e as editorias de conteúdo, escolhemos os principais formatos de publicações e criamos pautas estratégicas para comunicar a marca com profissionalismo e inteligência.

  1. CONFIANÇA

Criação personalizada dos indicadores de confiança da marca: o termômetro particular de sucesso e de resultados, as métricas que nenhuma mídia social é capaz de fornecer. Neste passo, estabelecemos objetivos e metas de marketing para direcionar os próximos passos.

 

Conclusão

 

Apenas querer ter um marketing humanizado em ações pontuais não é suficiente. Implementar genuinamente é priorizar o fator humano dentro de um negócio, seja uma grande empresa, uma comunidade digital ou um projeto empreendedor.

Respeito é a base, por mais óbvio que seja. Mas, é sempre bom lembrar. Assim como ética e honestidade. Gentileza é um dos valores mais importantes da relação humana e, por isso, também deve ser no marketing.

Ser gentil é ter disposição para dar atenção genuína à alguém sem esperar nada em troca. Ou ainda ajudar e/ou retribuir alguém mesmo que não tenha te pedido. É ter proatividade para contribuir e se doar em diferentes ambientes e situações.

Agir com gentileza no marketing, nas suas relações e nos negócios faz de você uma pessoa muito mais corajosa, inteligente, interessante e com liderança inspiradora. É uma escolha. Te convido a celebrar a gentileza todos os dias, dentro da sua casa, nas rodas de conversa e nos desafios de marketing. Leia o artigo “Atividades sobre gentileza para conquistar a confiança dos clientes.