Sabe aquela sacudida que sua equipe está precisando? Mas essa não é aquela que vem com broncas e outras atitudes que só acabam desestimulando seus profissionais, e sim com uma motivação. O incentivo para funcionários é uma injeção de ânimo, como dizem por aí!

incentivo para funcionários

Estou falando de incentivos. Todo gestor de equipe de sucesso sabe que é imprescindível investir em incentivos quando o objetivo é bater metas e gerar resultados para a empresa. E, claro, tudo isso alinhado à satisfação dos colaboradores e de acordo com as necessidades dos clientes.

Uma pesquisa realizada pela Right Management (especialista global em carreiras) com mais de 30 mil pessoas, sendo dez mil brasileiras, aponta que profissionais motivados são 50% mais produtivos. Independentemente da área de atuação, o tratamento do colaborador e a valorização oferecida são fatores que mais inspiram e empenham o esforço de cada profissional pela empresa.

Não desista da sua equipe

Talvez você já tenha tentado algumas alternativas de incentivo para funcionários que só deram aborrecimentos e resultados não muito bons, mas não desista da sua equipe! Nem sempre a gente vai acertar nas primeiras vezes. Errar faz parte, assim como testar com liberdade. Quanto mais experiências você tiver, mais alinhado o próximo passo será.

Às vezes, erros acontecem não por falta de capacidade, mas sim porque na ânsia de acelerar os resultados, acaba-se “apostando alto” em campanhas mirabolantes fora de contexto, quando na realidade precisa-se apenas de uma ação interna simples. E você consegue descobrir essa informação realizando uma breve pesquisa ou reunião para saber o que de fato impulsiona sua equipe.

Comece pequeno

O que eu quero dizer é que você não precisa aderir a uma proposta grandiosa de início. Há diversas formas de manter sua equipe motivada e, acredite se quiser, você pode começar testando com incentivos bem simples.

Depois de ouvir a equipe em relação ao que motiva e impulsiona cada profissional, você precisará:

  • Estabelecer as metas de forma clara e objetiva;
  • Determinar as métricas, que são os indicadores para acompanhar o desempenho da equipe;
  • Estabelecer o orçamento disponível para incentivos rápidos e simples;
  • Engajar a equipe para um melhor comprometimento com a busca pela excelência nos resultados.

Ações simples, né? Mas não menos importantes. Muito pelo contrário, a criatividade e a inovação andam lado a lado com a simplicidade.

Quando o assunto é o nível de engajamento dos brasileiros, o percentual é de 16% com profissionais totalmente engajados e, apesar de ser um número baixo, coloca o país em 3º no ranking, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia.

O conceito de Produto Mínimo Viável, ou comumente chamado de MVP (Minimum Viable Product), é bastante utilizado no universo das startups e pode ser a primeira versão a ser testada em sua equipe.

Meta batida! Então, prepare-se para escolher as opções que melhor se adequam ao seu escopo de negócio.

5 formas de criar incentivo para funcionários rápido e simples

1 – Comemoração de resultados

Uma forma simples de incentivo, que além de manter a equipe engajada, também proporciona um momento de descontração:

  • Jantar com música ao vivo;
  • Almoço em um restaurante com opções para todos os gostos;
  • Happy hour;
  • Um dia em um hotel fazenda.

2 – Benefícios extras voltados para qualidade de vida

Essa estratégia é para ir além do plano de saúde e do vale refeição. É para surpreender a equipe, mesmo:

  • Permissão para levar animais de estimação ao trabalho (com todas as regras pré-estabelecidas, é claro);
  • Vale cultura.
  • Um dia em home office. Uma ótima opção para ganhar umas horinhas no dia, sem o estresse do trânsito, por exemplo.
  • Descontos ou ingressos em cinemas, teatros, restaurantes e parques.

3 – Premiação por melhor desempenho

Nesse caso, o prêmio é dado individualmente quando há competição:

  • Brindes: entre os mais simples, mas não menos queridos. Podem ser desde uma máquina de café expresso até um tablet ou um notebook.
  • Vales: lançar um valor extra nos benefícios já oferecidos pela empresa. Quem não vai querer um dinheiro a mais no vale alimentação, vale refeição ou até mesmo em um vale cultura?
  • Folga remunerada: com a agitação do dia a dia, uma folga para descansar ou resolver assuntos particulares pendentes é um ótimo incentivo para funcionários.
  • Remuneração extra: plus no salário é sempre bem-vindo.

 4 – Recompensas por indicação

Para quem trabalha com vendas é uma ótima opção:

  • Oferecer um percentual a mais no salário a cada cliente que fechar uma venda;
  • Repartir os lucros da empresa entre aqueles que indicaram mais pessoas durante o ano ou período chave para a empresa. A empresa cresce e o colaborador se sente parte e veste a camisa.
  • Oferecer brindes.
  • Oferecer um plus no salário sobre um pacote de x clientes fechados no mês.

5 – Bonificação por horas extras

Aquele profissional que abriu mão de seu descanso para entregar resultados merece uma recompensa.

  • Um dia em um SPA para recarregar as energias.
  • Sessão de massagem.
  • Um dia em home office.
  • Um dia de folga.

Felicidade gera vendas

Em um levantamento realizado pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, foi mensurada a relação entre felicidade e produtividade. “Os trabalhadores mais felizes produziam cerca de 31% a mais e as vendas eram 37% mais altas. A felicidade também influencia na criatividade, sendo que os motivados costumam ser três vezes mais criativos. Um colaborador motivado é mais produtivo, entretanto, esse não é o único fator que implica nos resultados. O bem-estar e a qualidade de vida no trabalho podem influenciar no desempenho, esgotamento, comprometimento com a organização e satisfação na atividade”.

Conclusão

Em suma, há uma infinidade de ideias para você criar incentivo para funcionários de forma rápida e simples com o objetivo de motivar e fidelizar colaboradores, e sem precisar demandar muito tempo planejando. Além disso, os custos são bem reduzidos e, mesmo em momentos de crise, é possível executá-los.

Então, quer saber como realizar toda a operação com muito menos custo e mais recursos para oferecer recompensas?

Conheça a plataforma Premmiar, que nasceu para descomplicar o mercado de incentivo e fidelização. Investir em seus colaboradores e fidelizar clientes é o melhor caminho para aumentar a produtividade da empresa e ampliar sua receita.