incentivar hábitos saudáveis

Para incentivar hábitos saudáveis, algumas empresas oferecem prêmios e recompensas a seus clientes e funcionários, com o intuito de proporcionar bem-estar e uma melhor qualidade de vida a cada um. 

As recompensas podem ser concedidas com valores em dinheiro, passagens aéreas, produtos, serviços, prêmios diversos e até em doações para causas sociais.

Essa realidade vem ganhando força ao longo dos anos, mas teve um bom destaque durante a pandemia de Covid19, com a população mais preocupada com a saúde física e mental e desde então vem buscando uma melhor qualidade de vida.

A pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, publicada pela WW em parceria com a Kantar, revelou que 91% dos brasileiros já pretendiam melhorar seu estilo de vida com hábitos saudáveis em 2022.

Pesquisas e análises apontam as vantagens em incentivar hábitos saudáveis e algumas empresas já aderiram a uma nova modalidade para continuar premiando clientes e funcionários que estão em dia com suas rotinas de hábitos saudáveis.

 

Saúde é a melhor recompensa

Podemos dizer que há dois perfis de pessoas inseridas nesse contexto: as que já possuem algum hábito saudável e as que querem mudar o estilo de vida. 

Portanto, para aquelas que já se alimentam bem e praticam regularmente alguma atividade física, alguns programas ou planos já são considerados recompensas propriamente ditas, enquanto que para aquelas que precisam de um “empurrãozinho”, as empresas reforçam as recompensas para incentivar hábitos saudáveis.

Através de aplicativos e plataformas que oferecem soluções tecnológicas e inovadoras, é possível gerenciar as recompensas disponíveis a cada meta de pontuação alcançada pelos membros cadastrados nos programas, onde eles ainda têm liberdade de escolher seus prêmios e recompensas. 

 

Aplicativos, planos e programas para incentivar hábitos saudáveis

  • Gympass

Empresas conveniadas ao serviço oferecem esse benefício para que  seus clientes e funcionários cultivem uma rotina de exercícios e saiam do sedentarismo. É uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida. É um plano que permite mais liberdade de escolha, com acesso a milhares de academias e estúdios. 

  • TotalPass

Através desse benefício corporativo, empresas conveniadas ao serviço podem oferecer planos com acesso a algumas academias e treinos on-line para que seus clientes e funcionários pratiquem exercícios regularmente e tenham mais qualidade de vida.

  • Dietbet

É um aplicativo gratuito disponível para Android e iPhone (iOS) que oferece recompensas para incentivar hábitos saudáveis. O usuário faz uma aposta com pessoas no mundo inteiro para saber quem perde mais peso, e quem ganhar, leva o prêmio, que pode variar de acordo com o número de participantes e com o valor da aposta. 

  • Charity Miles

Voltado para indivíduos altruístas que desejam se engajar em causas sociais e humanitárias. Em vez de recompensar diretamente os usuários pelo exercício físico praticado, o app gera recursos financeiros que são doados a organizações beneficentes. O programa estabelece parcerias com mais de 30 instituições de caridade, incluindo ONGs que atendem pessoas afetadas por doenças como câncer, AIDS, Alzheimer e outras condições.

  • MyFitnessPal

Possibilita que os usuários controlem tanto a ingestão de alimentos quanto o gasto calórico. O aplicativo solicita informações como a meta do usuário (perder, manter ou ganhar peso), o nível de atividade física, peso e altura. Essas informações são utilizadas para calcular a taxa metabólica basal e determinar como a alimentação deve ser ajustada. Para aqueles que desejam um controle mais detalhado, a plataforma ainda permite inserir os exercícios realizados ao longo do dia.

  • Beba Água Lembrete

É considerado um dos melhores na categoria de perda de peso, pois tem como objetivo lembrar a pessoa de tomar bastante água para se manter hidratada. Auxilia no cálculo do volume diário de consumo de água. Tudo o que a pessoa precisa fazer é inserir o seu peso e o aplicativo irá mostrar a quantidade de água que o seu corpo necessita.

  • RadarFit

É considerado um dos principais exemplos de sucesso em gamificação fitness no Brasil. Após duas modificações no produto, a plataforma encontrou o êxito ao adotar o modelo de recompensas imediatas. A cada meta alcançada, que deve ser registrada por meio de fotos, o usuário desbloqueia a próxima tarefa e recebe moedas virtuais como recompensa. As moedas virtuais recebidas ao concluir as tarefas podem ser utilizadas pelos jogadores para participar de campeonatos. Nessas competições, os usuários disputam com outros assinantes do aplicativo por prêmios reais, como uma Smart TV, um alto-falante JBL ou até mesmo um iPhone. 

  • Decathlon Coach Fitness

É o aplicativo oferecido pela loja Decathlon para auxiliar no cuidado da saúde e na busca pela forma física. Ele disponibiliza programas de treinamento personalizados e gratuitos para atividades como corrida, caminhada, pilates, yoga, musculação, entre outras. O aplicativo oferece uma ampla variedade de programas de treinos, adaptados às necessidades individuais de cada usuário. Além disso, é possível acompanhar o desempenho ao longo do tempo e receber orientações de especialistas em cada modalidade esportiva.

 

Com base nesses aplicativos de programas ou planos disponíveis para qualquer pessoa baixar, as empresas podem criar seus próprios programas através de uma plataforma personalizada e gerenciável para incentivar hábitos saudáveis aos seus clientes e funcionários.

Vale lembrar que incentivar hábitos saudáveis pode englobar diversas atividades e atitudes. 

Considere também algumas ideias como, exercícios físicos diversos (caminhadas, natação, hits, musculação, yoga, crossfit etc), alimentação saudável (com ou sem acompanhamento de nutricionista), controle do sono, passeios ao ar livre em grupo e muito mais.

Se você quer implantar esse ecossistema de recompensas para incentivar hábitos saudáveis em sua empresa, faça pesquisas com seus funcionários para conhecer melhor suas rotinas e assim poder viabilizar programas ou planos personalizados.

A Premmiar possui uma plataforma com tecnologia de ponta para que sua empresa possa inserir um programa de recompensas personalizado e incentivar hábitos saudáveis aos seus funcionários, que estão dispostos a adotar um estilo de vida mais saudável.

 

Vantagens em recompensar funcionários para incentivar hábitos saudáveis

1) Queda de absenteísmo

2) Maior retenção de talentos

3) Melhor produtividade

4) Melhora no clima corporativo

 

Conclusão

Para incentivar hábitos saudáveis aos seus funcionários, ofereça recompensas através de prêmios e benefícios. 

Já está comprovado que uma equipe de funcionários saudáveis produz melhor e apresenta melhores resultados em virtude da motivação gerada por hábitos saudáveis. 

20% dos funcionários podem elevar sua produtividade seguindo uma alimentação saudável, ​​de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para a OMS são necessários pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para adultos, inclusive para quem possui doenças crônicas ou incapacidade.

Uma empresa que se preocupa com a saúde física e mental de seus funcionários, proporcionando bem-estar e qualidade de vida, ganha mais visibilidade, agrega valor em suas estratégias de employer branding e melhora a retenção de talentos.

Converse com um de nossos consultores e compartilhe esse artigo com seu time.