habilidades essenciais

É fundamental que líderes de marketing estejam sempre buscando acompanhar e aprimorar técnicas e conhecimento, mas há habilidades essenciais que formam e destacam o sucesso.

Altamente valorizadas pelo mercado nos últimos tempos, as soft skills são habilidades comportamentais que revelam a real capacidade de uma pessoa líder para lidar positivamente com a direção de uma equipe.

As habilidades de liderança mais valorizadas pelas empresas em 2023″, artigo do MUNDORH, cita um dado interessante de uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company: 90% dos líderes empresariais afirmaram que a liderança é um fator crítico para o sucesso de suas organizações.

Por trás do sucesso atrelado à visibilidade e reputação das empresas, há líderes de marketing que facilitam, inspiram e guiam seu time em direção aos melhores resultados e estimulam a criatividade e o comprometimento com a visão estratégica da marca.

A seguir, apresento as habilidades essenciais para líderes de marketing:

 

1. Gestão de equipe humanizada

Capacidade de liderar, motivar e desenvolver equipes de marketing com foco no bem-estar e garantia das melhores condições de trabalho para suas equipes.

Líderes eficazes devem ser excelentes gestores de pessoas, capazes de inspirar, motivar e liderar sua equipe para alcançar o sucesso. Isso envolve uma gestão mais próxima, definição de metas claras, fornecimento de orientação e feedback contínuo, bem como o desenvolvimento das habilidades da equipe.

 

2. Visão e pensamento estratégicos

Capacidade de vislumbrar, planejar e executar estratégias de marketing eficazes. Deve ser capaz de criar e comunicar uma visão estratégica clara e alinhada com os objetivos gerais da empresa. Essa visão deve abranger desde a identificação do público-alvo até o desenvolvimento de planos de marketing abrangentes e orientados a resultados. 

Antecipar as tendências do mercado, identificar oportunidades e enfrentar desafios, são habilidades essenciais para alcançar o sucesso a longo prazo. Um ótimo exemplo é ter conhecimento sobre ESG (ambiental, social e governança), já que o assunto em voga está diretamente relacionado à imagem e reputação da empresa.

 

3.Inteligência emocional

Lidar com pressão, gerenciar conflitos e manter relacionamentos saudáveis com colegas, clientes e parceiros são habilidades essenciais de líderes de todos os setores. A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros. 

Para líderes de marketing, essa habilidade é de extrema importância, pois eles estão frequentemente envolvidos em situações que exigem empatia, compreensão e tomada de decisões com base na dinâmica emocional das pessoas envolvidas.

 

4. Comunicação eficaz 

Habilidade para transmitir ideias de forma clara e persuasiva, tanto interna quanto externamente. A comunicação eficaz é fundamental para liderar uma equipe de marketing. 

Líderes devem ser capazes de transmitir suas expectativas de forma simples e garantir que todas as pessoas da equipe estejam alinhadas com os objetivos e estratégias definidos.

 

5. Adaptabilidade

Capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às novas tendências. O mundo do marketing é volátil e está em constante mudança, seja devido aos avanços tecnológicos, mudanças nos hábitos dos consumidores ou eventos globais imprevistos. Diante disso, os líderes de marketing devem ser altamente adaptáveis e capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado. Adaptabilidade significa estar disposto a abandonar estratégias que não estão funcionando e buscar novos caminhos para alcançar os objetivos da empresa;

 

6. Criatividade

Capacidade de gerar ideias e soluções inovadoras. A criatividade é uma habilidade essencial para líderes de marketing, pois permite que eles desenvolvam campanhas inovadoras e cativantes. 

Encontrar soluções criativas para os desafios do mercado é o que destaca esse profissional. Além disso, a criatividade é vital para acompanhar as demandas de um público cada vez mais exigente e diversificado.

 

7. Orientação para resultados

Foco em alcançar metas e objetivos de negócio através das atividades de marketing. A orientação para resultados refere-se à capacidade de definir metas claras, planejar estratégias eficazes e trabalhar com determinação para alcançar os objetivos estabelecidos. 

Líderes de marketing são movidos por conquistas e têm uma visão clara dos resultados que desejam alcançar.

 

8. Análise, interpretação de dados e tomada de decisão

Habilidade para analisar dados e métricas relacionados ao desempenho do marketing e tomar decisões embasadas. Em um ambiente de marketing cada vez mais baseado em dados, líderes precisam saber analisar e  interpretar informações. 

A análise de dados permite tomar decisões com base em evidências. Além disso, essa habilidade é essencial para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de diferentes estratégias e alocar recursos de forma eficiente.

 

9. Conhecimento técnico

Vivemos em um mundo quase 100% digital e o conhecimento de técnicas, tendências do marketing digital e tradicional e o domínio de ferramentas são essenciais para líderes de marketing.

As habilidades técnicas são essenciais, pois para liderar equipes de marketing, é preciso agregar conhecimento às ações, além de transmitir autoridade no assunto e confiança para as pessoas que lidera. 

 

10. Liderança inspiradora

Capacidade de influenciar e inspirar a equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e saudável. É um traço peculiar de líderes de marketing emocionalmente inteligentes. 

Esse perfil de liderança valoriza e engaja as pessoas dos seus times de trabalho e, assim, gera resultados como produtividade e comprometimento com os objetivos da empresa.

 

Conclusão

Líderes na área de marketing precisam desenvolver e aprimorar constantemente competências fundamentais  e habilidades essenciais inerentes às suas atribuições. 

Responsáveis por influenciar e inspirar as pessoas que lideram, devem buscar sempre o crescimento conjunto e garantir as melhores condições de trabalho. 

A gestão de equipe pautada na humanização, aliada às demais competências  e habilidades essenciais mencionadas, contribui para o sucesso da empresa.

Compartilhe este artigo com suas equipes.

Desejo muito sucesso em sua liderança na área de marketing.