festas-de-fim-de-ano As festas de fim de ano são um dos momentos mais esperados por causa das comemorações e confraternizações nas empresas. Além dos presentes, que geralmente são trocados como forma de agradecimento e incentivo.

 

O tempo do famoso tapa nas costas e “você está de parabéns” acabou. Hoje, o profissional quer ser valorizado nos pequenos detalhes e, claro, também deseja bem-estar no seu dia a dia. Para isso, vale ressaltar que as campanhas de recompensas e incentivos, realizadas junto às festas de fim de ano, são extremamente importantes.

 

O objetivo sempre envolve o aumento do engajamento e a melhoria do clima organizacional, certo? Acredite ou não, momentos simples e com propósito claro fazem toda a diferença, principalmente quando todos os funcionários se reúnem informalmente e podem celebrar na empresa até mesmo junto com seus familiares.

 

Empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais, segundo um estudo da Gallup e uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Esse é o peso da felicidade no trabalho, que está totalmente ligado ao engajamento.

 

 

Benefícios das campanhas e festas de fim de ano

 

Promover festas de fim de ano dentro do ambiente corporativo demonstra o quão importante são os seus colaboradores. Afinal, uma equipe forte e integrada é capaz de alcançar seus objetivos.

Sem contar o networking que naturalmente se desenvolve quando pessoas de um departamento passam a interagir com profissionais de diferentes setores da empresa.

 

Outro ponto que não devemos esquecer: boas experiências positivas e marcantes geram felicidade e motivação.

 

Já percebeu como você se comporta quando se sente bem e feliz? Eu tenho mais energia e força de vontade para realizar tarefas e resolver problemas do dia a dia. No ambiente de trabalho, acontece o mesmo.

 

Qual tipo de festa de fim de ano fazer?

Algumas dúvidas que vem a mente são: O que os seus colaboradores gostam? Como atender a expectativa das equipes? O que pode ser feito para engajar os times com alguma meta da empresa? E o que pode ser feito para simplesmente aumentar o bem-estar das pessoas que trabalham com você?

 

Para chegar a essas respostas, há muitos caminhos. Comece a observar se a sua empresa possui diversidade cultural e se as pessoas têm características comuns entre elas.  Isso vai facilitar seu planejamento e a organização dos eventos.

 

Agora, inspire-se e divirta-se com as 7 ideias a seguir!

 

7 ideias de festas de fim de ano

 

  1. Festa de fim de ano com dinâmicas

Realizar uma festa é ótimo! Mas também é bacana criar alguma ação que estabeleça uma conexão mais forte entre os profissionais. Que tal desenvolver uma dinâmica simples e descontraída?

 

Por exemplo, jogos, festivais de ideias, dinâmicas de integração e atividades que despertam emoções e sentimentos como empatia, gratidão e gentileza.

  1. Festas de fim de ano temática

Ahhh, esse tipo também é muito legal! Você pode, inclusive, alinhar o tema com os valores culturais da marca ou algum pilar que a empresa trabalhou durante o ano inteiro. Vamos supor que o tema do ano foi inovação digital, que tal realizar uma festa à fantasia com o tema futurismo? Outra opção é fazer a festa com o tema do ano seguinte para ir entrando no clima e engajando com o assunto. Imagine que o mote será humanização. Essa eu quero ver!

 

Se eu fosse a responsável por essa festa, eu determinaria uma regra: só come e bebe de graça quem criar a própria fantasia! rs

 

  1. Festas de fim de ano com amigo secreto

Em alguns lugares, chama-se amigo oculto, né? É uma ótima maneira da empresa estimular o fortalecimento entre os funcionários. Às vezes, tudo o que uma equipe precisa no momento é dar boas gargalhadas e se conectar um pouco mais com seus colegas de trabalho. Se bem organizada, esse tipo de brincadeira pode ser bem divertida, emocionante e marcante.

 

  1. Festas de fim de ano ao ar livre

Uma festa bacana não é só aquela que acontece de noite, com dj, música alta e luzes coloridas. Eu adoro sair para dançar, mas também amo um evento gostoso ao ar livre em um lugar bonito, agradável e com o contato com a natureza.

 

Que tal fazer um encontro na praia, num parque, num hotel na montanha ou em um local inspirador? Muito melhor do que ficar no escritório fechado, onde se passa o ano inteiro. Tem festa de empresa que parece mais uma reunião de trabalho. E isso não surte o efeito principal: engajar!

 

  1. Festas de fim de ano com show de talentos

Essa pode ser uma opção inusitada, engraçada e reveladora. Todas as pessoas têm algum talento. A empresa pode estimular seus funcionários a revelarem habilidades que quase ninguém sabe.

 

Eu, por exemplo, já cantei e toquei violão na festa de fim de ano de uma empresa em que trabalhei. Outras pessoas recitaram poesia, tocaram um instrumento musical ou levaram de casa alguma arte que gostam de fazer nas horas vagas.

 

Ideias são muitas. Mas, podemos considerar show de talentos gastronômicos, contação de histórias ou piadas, de peças de teatro, de dança, etc. O mais importante é que o objetivo seja alcançado e que as pessoas se divirtam e se sintam mais acolhidas e à vontade no local em que elas trabalham.

 

  1. Festas de fim de ano com sorteio

Quem não gosta de ganhar presentes? Ainda mais em sorteios! Só não vale dar aqueles brindes cacarecos, sem utilidade e totalmente sem graça, né? Escolha, então, itens que vão estimular o engajamento pelo seu valor sentimental e monetário. É muito bom ganhar algo que toca nosso coração e que ao mesmo tempo tem grande utilidade.

 

  1. Festas de fim de ano com entrega de presentes personalizados

Todas essas ideias são ótimas e possíveis de realizar. Mas eu também sugiro adicionar ações personalizadas. Por exemplo, desenvolver um evento em que o funcionário possa escolher o que deseja ganhar. Você pode apresentar na “vitrine de presentes” viagens, objetos eletrônicos, passeios e experiências culturais, equipamentos esportivos, cestas de natal, etc.

 

Ou seja, estamos falando de liberdade de escolha por meio dos programas de recompensas, incentivos e fidelização! Na Premmiar, trabalhamos com uma tecnologia digital que simplifica e facilita a entrega dos prêmios. A estrutura tecnológica proporciona mais autonomia, privacidade e inspiração aos funcionários, cada um escolhe o que é de sua preferência e, assim, você não fica mal com ninguém.

 

Conclusão

Por fim, percebe que para realizar uma festa de fim de ano, é necessário trabalhar nesse objetivo o ano inteiro? Sabe por que? É ao longo dos meses que você deve se envolver, se dedicar, dar atenção e se relacionar com colegas de trabalho. Se deixar para dezembro, a chance de dar errado é gigante.

 

Então, independentemente do tipo de festa de fim de ano que você vai realizar, priorize ouvir antes as pessoas que vão participar e alinhe o objetivo estratégico do negócio com o gosto e o bem-estar dos funcionários.

 

Bora fazer uma festa marcante com grande engajamento?