engajamento de colaboradores

A falta de engajamento de colaboradores com o time e com a empresa é uma das maiores preocupações de líderes e gestores. Isso pode estar acontecendo por alguns motivos:

 

.  Falha na comunicação entre gestores e colaboradores;

.  Poucas ações de endomarketing e de marketing de incentivo;

. Poucas demonstrações de reconhecimento por aqueles que alcançaram bom desempenho;

.  Colaboradores não estão felizes com o trabalho ou com a empresa.

De acordo com o site Exame, uma pesquisa realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, afirma que colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores comparados aos profissionais desmotivados.

 

O que é engajamento?

 

Em poucas palavras engajamento é uma das respostas mais evidentes de que o time está motivado e com bom desempenho. Ou seja, é um sinal de que os colaboradores estão felizes e satisfeitos.

 

Para que isso seja uma constante, gestores e líderes de RH e Marketing precisam estar sempre alinhados com as estratégias certas para cada tipo de resultado esperado. Ações entre as equipes são importantes para uma construção de valores justos, principalmente quando há competitividade.

 

Uma das estratégias para aumentar o engajamento de colaboradores são as campanhas de incentivo, mas é necessário um bom planejamento estratégico com metas alcançáveis e mensuráveis.

 

 

6 ações para engajamento de colaboradores

 

Para cada resultado esperado, objetivo ou meta estabelecida, há uma estratégia que pode ser utilizada em campanhas de incentivo.

 

Portanto, se o objetivo é o engajamento de colaboradores com a marca, produto, serviço, ou simplesmente para a integração do time, é necessário investir em ações que os motivem a corresponder às expectativas. Veja algumas:

 

 

1. Eventos para engajamento de colaboradores

 

Promova eventos internos ou externos para que os colaboradores se sintam parte do time. Jogos lúdicos ou simplesmente um momento para compartilhar a vida podem gerar um ambiente mais humanizado, o que ajuda no senso de pertencimento.

 

2. Campanhas sazonais

 

Aproveite as datas comemorativas para realizar eventos e gincanas que estimulem a participação dos colaboradores em competições vinculadas a causas sociais. Datas como Natal, Dia das Crianças e Páscoa, podem ser temas onde o time vencedor, além de ganhar um prêmio, fica encarregado de levar doações arrecadadas durante os eventos. Serve também para aguçar o senso de contribuição.

 

3. Bonificações quando uma meta for atingida

 

Podem ser individuais ou por equipes. As mais comuns são: valores em dinheiro, folga extra, viagens com tudo pago, treinamentos ou cursos, vale-presente. Essa é uma excelente ação de reconhecimento pelo esforço e desempenho de cada um.

 

4. Benefícios extras por comprometimento e responsabilidade

 

Uma ótima forma de motivar colaboradores comprometidos e responsáveis é oferecer benefícios extras. Por isso, as empresas costumam firmar parcerias com spas de beleza, academias, salões de beleza, dentre outras. Dessa forma, cada colaborador se sente valorizado e motivado a manter-se empenhado.

 

5. Reconhecimento público de um colaborador

 

Para cada colaborador que se destaca em um determinado período, é importante que a empresa, através de seus gestores, celebre o reconhecimento pelo seu desempenho. Então, além do reconhecimento interno junto às equipes, publique nas redes sociais. Além disso, eleger o funcionário do mês é uma das formas mais simples e mais efetivas de motivar um colaborador. Se possível, conceda um dia de folga, um dia em home office ou algo que seja importante para ele.

 

 

6. Premiação de equipes por meta periódica alcançada

 

Premiar equipes vem ganhando notoriedade ao longo dos anos pela sua eficácia em diversos pontos. As equipes podem ser premiadas a cada trimestre com eletrônicos, eletrodomésticos e outros prêmios comuns, e para a meta anual alcançada, uma viagem em equipe para o exterior com passagens e hospedagens pagas. Empresas que premiam seus colaboradores periodicamente alcançam melhores resultados em termos de motivação, produtividade e fidelização.

 

 

Algumas dessas ações podem ser aplicadas em empresas de todos os portes e orçamentos. O importante é manter a programação das campanhas de incentivo sempre em pauta.

 

Vale lembrar que para cada ação é preciso comunicar e celebrar as metas ou objetivos alcançados.

 

 

Um olhar mais humano aliado às ações que engajam

 

Li um artigo onde o autor fala sobre um conceito mais humanizado de colaboradores, se referindo a eles como heartcounts no lugar de headcounts. Ou seja, cada uma dessas cabeças que faz parte da equipe, possui um coração, uma vida e uma história.

 

Achei interessante esse olhar mais humano, pois nos convida a reavaliar a forma como tratamos aqueles que somam nossas equipes e que queremos engajar em nossas empresas.

 

Por uma questão de valores, as pessoas se engajam com o que acreditam, e com esse olhar mais humano fica até mais fácil elaborar as ações que queremos implementar para promover melhorias.

 

 

Sinais de que os colaboradores estão engajados

 

Colaboradores engajados se esforçam mais quando sabem que são valorizados e vistos com um um olhar mais humano pela empresa. E assim, sentem-se mais vontade de aprender mais e tornam-se mais criativos, participativos e produtivos. Basta observar:

 

  • Quando motivados e felizes, apresentam melhores resultados;
  • Tornam-se mais produtivos;
  • Fazem marketing espontâneo em suas redes sociais;
  • Redução do turnover;
  • Menos faltas e atrasos;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Aumento no volume de vendas;
  • Melhor atendimento ao cliente.

 

 

Conclusão

 

Em suma, engajamento é um indicador importante e algo a ser medido regularmente para a manutenção da saúde das equipes. Além disso, colaboradores engajados são aqueles que estão felizes, motivados e satisfeitos com a empresa.

 

Há uma infinidade de ações que podem ser executadas dentro das campanhas de incentivo, mas para isso é preciso um plano bem elaborado, simples e objetivo.

 

Invista em campanhas de incentivo se deseja engajar seus colaboradores com a marca, produtos, serviços e com o time.

 

A Premmiar desenvolveu uma plataforma com soluções tecnológicas inovadoras para descomplicar o mercado de incentivo e fidelização. Converse com um de nossos consultores e amplie o potencial das suas campanhas de incentivo.