empresa humanizada

Uma empresa humanizada é construída com valores humanos que ressaltam a importância em olhar para seus colaboradores e clientes como pessoas e não como números.

 

Por muito tempo, as empresas tiveram em sua cultura organizacional o foco em resultados numéricos. Pouco se olhava para o que há de mais valioso: seres humanos! Mas isso já mudou bastante e hoje a humanização é pauta em muitas discussões importantes do mercado.

 

Ao longo da minha carreira, algumas coisas que me incomodavam me impulsionaram a tomar uma direção que estivesse alinhada com meus valores pessoais. E assim, minha inspiração continua sendo a construção de alianças estratégicas para o desenvolvimento de negócios e, mais do que nunca, a propagação da cultura humanizada que, por sua vez, reconhece que o maior patrimônio que uma empresa pode ter são as pessoas.

 

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

(Simon Sinek)

 

 

Empresa Humanizada: entenda o ganha-ganha

 

Pautada em valores humanizados, é uma gestão que se preocupa com o bem estar e com a diversidade e com a inclusão de seus colaboradores.

 

Essa postura obviamente repercute no cliente final, que está cada vez mais antenado e empático com as necessidades da sociedade como um todo. A gestão humanizada tem o poder de potencializar resultados sociais e financeiros.

 

Uma pesquisa revela que “empresas humanizadas agradam mais a clientes e colaboradores: há uma satisfação 240% superior por parte dos clientes, e níveis 225% maiores de bem-estar entre os colaboradores. Em um período de 4 a 16 anos, elas alcançam mais que o dobro de rentabilidade financeira em comparação à média das 500 maiores empresas do País. Das 1.115 empresas analisadas, apenas 22 foram apresentadas no primeiro relatório, divulgado em março no evento Capitalismo Consciente Latin-American Conference 2019, em São Paulo”.

 

No livro “Empresas Humanizadas: Pessoas. Propósito . Performance” (David B. Wolfe, Jag Sheth, Raj Sisodia), encontramos dados que nos levam a acreditar que estamos passando por um movimento revolucionário nesse sentido.

 

Se referindo ao ex-CEO da Timberland Jeffrey Swartz (adquirida pela VF Corp), cuja missão principal de sua empresa era “Fazer do mundo um lugar melhor”, e também a outros executivos que serviram de modelo para o livro, os autores dizem o seguinte:

 

“Mas Swartz e os outros executivos que temos como modelos neste livro não são bons samaritanos idealistas. Eles são profissionais de negócios determinados e de grande sucesso, que aumentam a sua visão de empresa centrada no ser humano com habilidades de gestão saudáveis e um compromisso constante de fazer o bem por todos os que são tocados por suas empresas. Chamamos as suas companhias de “empresa humanizada” porque elas se esforçam por meio de suas palavras e ações para serem benquistas por todos os seus principais stakeholders – clientes, empregados, fornecedores, comunidades e acionistas – alinhando os interesses de todos de tal forma que nenhum grupo de stakeholder ganhe em detrimento de outros; preferivelmente todos prosperam juntos.”

 

É o ganha-ganha se revelando como alvo de empresas com uma visão de mundo mais ampla e mais humana.

 

A tecnologia como grande aliada da gestão de uma empresa humanizada

 

Apaixonado por tecnologia, eu não poderia deixar de falar sobre a sua importância no mundo atual, e isso também inclui a forma como as empresas lidam com seus colaboradores, clientes e parceiros por meio dela.

 

Portanto, a tecnologia se tornou indispensável para a comunicação, os relacionamentos interpessoais, a nossa atualização e proteção. E nas empresas, mais ainda. Registros, controle de dados e de acesso, dentre outros, são fundamentais e, para acompanhar os avanços tecnológicos é preciso que as empresas se abram para esse universo de possibilidades disponíveis e que podem ser adaptadas ao porte de cada uma.

 

Vale lembrar que as pessoas se atraem pela reputação das marcas construídas com transparência e ética. Isso inclui também desenvolver a cultura digital para empresa humanizada na organização para que gestão tecnológica vá além dos resultados relacionados ao lucro, mas também proporcione o bem-estar de seus clientes internos e externos:

 

 

5 ações com recursos tecnológicos que contribuem com a cultura da humanização

 

 

  1. Benefícios

Hoje em dia, o vale refeição, vale alimentação e vale transporte, por exemplo, podem ser gerenciados por meio de aplicativos móveis e, assim, facilitam e otimizam os processos e promovem uma boa experiência;

 

  1. Motivação

A empresa pode disponibilizar salas de descompressão com atrativos digitais e videogames, por exemplo, para os colaboradores descansarem, relaxarem e recarregarem a energia, a motivação e a criatividade. Pode parecer simples, mas todos nós precisamos e merecemos ter momentos de pausa e descontração. Isso faz toda diferença na motivação diária, e a tecnologia pode ser uma grande aliada.

 

  1. Engajamento

Um dos maiores desafios é engajar as pessoas que trabalham dentro da empresa e também os públicos externos. Há diferentes maneiras de se fazer isso, mas destaco aqui uma estratégia que ainda é pouco valorizada: o conteúdo humanizado, tanto nas redes sociais da marca quanto nos canais internos de comunicação. Que tal desenvolver conteúdo que aborde questões sociais, que acolha, surpreenda e emocione por meio de uma linguagem mais acessível e inspiradora? Pode ter certeza que desta maneira é possível envolver as pessoas e gerar marketing espontâneo e autêntico.

 

  1. Premiação e recompensa

Utilizar uma plataforma de premiação e recompensa facilita a vida dos gestores e do setor de recursos humanos, pois é uma forma descomplicada de gerenciar campanhas de incentivo, por exemplo.

 

  1. Fidelização

Se uma empresa promove as ações e os recursos tecnológicos listados anteriormente, que são apenas alguns exemplos, ela está no caminho para conquistar ainda mais os funcionários, novos talentos e também atrair clientes alinhados com seus valores e propósito. As pessoas estão cada vez mais empáticas e envolvidas com questões sociais que envolvam bem-estar, saúde e qualidade de vida.

 

 

 

Valores fundamentais da Premmiar

 

Para nós da Premmiar é de extrema importância que nossos valores estejam alinhados entre as lideranças, parceiros, colaboradores e clientes. Dessa forma, nossa cultura é construída sob uma base de 4 pilares principais:

 

1. Foco nas pessoas

Compreendemos que ser uma empresa humana é aquela que desenvolve ações orientadas às pessoas: colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes, dando atenção às necessidades, objetivos, desafios e preocupações que cada um possui.

 

2. Colaboração

Todos trabalham por um bem comum, que se traduz na geração de bons resultados para todos os envolvidos no processo.

 

3. Cuidado

Preservação e valorização da vida é dever e responsabilidade de todos. Sabemos que cada resgate conta para quem está recebendo uma recompensa via nossa solução.

 

4. Agilidade

Ser ágil é ser eficiente é perseguir bater metas menores, trabalhar em conjunto, ter consciência do fluxo das tarefas, ter insights positivos, trabalhar com foco, validar se o caminho está correto e perseguir a melhoria continuamente.

 

Sobretudo, esse é apenas um resumo de como praticamos os valores e o dia a dia para ser uma empresa cada vez mais humanizada e inspiradora.

 

 

Conclusão

 

Em resumo, estamos vivendo um momento importante na história da tecnologia e das empresas. Mesmo assim, acredito que o primeiro passo para líderes que desejam trilhar a transformação digital com excelência e de maneira mais humana e que respeita as pessoas, é ter clareza sobre seus valores humanos e torná-los base da cultura organizacional.

 

Espero que daqui a algum tempo a cultura de empresa humanizada já esteja implantada na maioria das corporações do Brasil.

 

Por fim, desejo sucesso a você e seus negócios, e te convido para se conectar comigo e conversar mais sobre este assunto tão necessário. Será um prazer compartilhar com mais detalhes o que estamos desenvolvendo na Premmiar e como nossas soluções têm inovado o mercado de incentivos e ajudado outras empresas a engajarem seus times e clientes.