digital skills

Líderes atuais precisam desenvolver constantemente competências humanas e suas digital skills.

 

Estamos vivendo uma nova fase da tecnologia, que se evidencia com o avanço e incorporação de inovações nos campos da automação, controle e tecnologia da informação.

 

O relatório I-DESI 2018International Digital Economy and Society Index, apontou os seguintes dados em relação aos profissionais com habilidades digitais: 80,5% dos australianos, 80,2% dos islandeses e 79,3% dos neozelandeses têm competências digitais, considerados os mais desenvolvidos do mundo nessa área, seguidos da Coreia do Sul com 75,6%. China, com 40,5%, e Brasil, com 39,2%.

 

Outra informação interessante: de acordo com dados apresentados pela Sondagem Especial da Indústria, 69% das empresas industriais já utilizam pelo menos uma tecnologia digital dentre 18 diferentes aplicações. Um avanço percebido ao longo dos anos.

 

No entanto, muitas empresas justificam a baixa adoção de tecnologia pelo alto custo de implantação e pela falta de trabalhador qualificado. Esta realidade também nos aponta que, no fim das contas, tudo isso está muito ligado ao comportamento humano e sobre as pessoas serem o centro.

 

Dessa forma, líderes com mindset digital no mercado de trabalho, ou seja, com uma mentalidade totalmente aberta para o mundo digital e seus avanços tecnológicos e visão e práticas humanizadas, certamente sairão na frente.

 

 

6 digital skills importantes para líderes

 

O uso intensivo da internet, a busca de soluções digitais, a análise, a avaliação e o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) são habilidades digitais básicas para líderes hoje em dia. Essas e outras habilidades também são conhecidas como “digital skills”.  Confira:

 

 

1. Gestão adepta da Inovação e da cultura digital

 

Quando finalmente aprendemos algo relacionado a uma determinada tecnologia, surgem as atualizações e até mesmo as mudanças de conceitos e de práticas. Então, muitas pessoas desanimam e até desistem no meio do caminho do aprendizado, mas uma liderança digital se empolga e contagia toda a equipe. Nesse sentido, o ideal é ser uma pessoa verdadeiramente adepta da inovação e da cultura digital.

 

 

2. Busca de soluções tecnológicas para otimizar o trabalho da equipe

 

Uma liderança digital se interessa e busca soluções tecnológicas para potencializar o trabalho da equipe, trazendo agilidade e menos retrabalho para as atividades diárias. Isso significa ter interesse constante no desenvolvimento tecnológico coletivo, buscando automatizar processos e utilizando dispositivos e ferramentas que otimizam os resultados.

 

3. Uso das redes sociais como ferramentas estratégicas

 

As redes sociais são poderosas ferramentas estratégicas e um ponto a favor das lideranças antenadas nas oportunidades de relacionamentos profissionais e de negócios. Além disso, é importante reconhecer o poder da contribuição social e profissional por meio de conteúdos estratégicos e autênticos, além de promover networking.

 

 

4. Atitudes inspiradoras junto às equipes

 

Através de seu próprio exemplo, serve de inspiração para sua equipe. Pois, com a construção de hábitos digitais saudáveis e responsáveis, com sua postura e pensamento crítico e inovador, estimula seus liderados a estarem sempre se reinventando.

 

 

5. Constante aprendizado tecnológico

 

Além de buscar soluções tecnológicas para sua equipe, líderes atuais gostam de usar o próprio meio digital para aprimorar conhecimentos. É sobre ter prazer em aprender mais e em compartilhar com sua equipe.

 

 

6. Uso de plataforma digital para campanhas de incentivo

 

Reconhecer e premiar a equipe através de plataforma digital é algo fundamental nos dias de hoje e ao mesmo tempo ainda é considerado um fator inovador. Além de descomplicar o gerenciamento de campanhas, é uma forma de engajar, motivar e fidelizar colaboradores.

 

 

Dominar os meios digitais deixou de ser simplesmente útil e tornou-se essencial

 

Habilidades e competências digitais são imprescindíveis para qualquer pessoa participar de forma plena na sociedade moderna, haja vista o avanço tecnológico mundial onde hoje em dia resolvemos quase tudo on-line.

 

Por outro lado, no âmbito profissional, essa capacidade de dominar os meios digitais deixou de ser simplesmente útil, tornando-se essencial e passou a ser um pré-requisito para recrutamento e seleção de pessoas e para muitas outras áreas e atividades.

 

50% da força de trabalho mundial precisará de requalificação profissional para exercer novas profissões. É o que aponta a pesquisa Digital Skills 2021.

Fonte: Iberdrola

 

 

 

Benefícios das digital skills para líderes

 

 

1. Potencializam as atividades

 

Trabalhos executados com o apoio de plataformas, aplicativos, ferramentas  e programas pelos meios digitais, são mais robustos em qualidade e mais precisos.

 

 

2. Agilizam resultados

 

Com os dispositivos e as ferramentas digitais certas em mãos, é possível apresentar resultados esperados em menos tempo.

 

 

3. Permitem a integração da equipe no ambiente digital

 

Com a necessidade e o crescimento do modelo de trabalho remoto, a forma de liderar e integrar as equipes mudou um pouco, mas isso não significa mais distanciamento. Pelo contrário, com os recursos disponíveis que temos nas mãos hoje em dia, os eventos remotos (reuniões, coffee break) são uma real tendência no mundo corporativo.

 

 

4. Permitem uma análise rápida e proativa sobre os processos

 

A prevenção é uma necessidade também nos meios digitais e com a tecnologia a nosso favor, é possível analisar e se antecipar aos imprevistos.

 

 

5. Otimizam o tempo e o custo na execução de projetos

 

Ter conhecimento de dispositivos e ferramentas digitais também são primordiais para a execução de trabalhos e projetos que são designados com prazos curtos, por exemplo.

 

 

6. Dominam o uso de equipamentos e dispositivos

 

Não parece, mas muitas pessoas ainda não dominam totalmente todos os recursos disponíveis nos dispositivos mais comuns, como: mobiles, tablets, notebooks etc. Líderes com essas digital skills tendem a dominar cada vez mais o uso de equipamentos e dispositivos digitais em suas vidas pessoais e profissionais.

 

 

7. Permitem uma análise de mercado mais rápida e precisa

 

A velocidade com que as informações chegam, faz toda diferença na hora de colocar em prática as ações estratégicas a partir da análise de mercado. Com as ferramentas digitais google, por exemplo, informações rápidas e precisas permitem que as empresas através de seus líderes, mantenham-se informadas sobre as últimas tendências, hábitos do público alvo, tecnologias em avanço e obviamente, as atividades da concorrência.

 

 

8. Incentivam, motivam e fidelizam funcionários e clientes

 

O uso de plataformas com soluções inovadoras de recompensas pode acelerar muitos resultados junto aos times e clientes externos. E dessa forma, manter funcionários e públicos engajados passou para outro patamar quando o assunto é agilizar e descomplicar campanhas de incentivo.

 

 

9. Melhoram a qualidade de vida

 

Ter habilidades digitais tornou-se também importante na qualidade de vida das pessoas. Pois, o que se fazia em um dia inteiro, é possível concluir em poucas horas, diminuindo o nível de estresse. Certamente, isso tem um valor agregado na qualidade de vida e no bem-estar de todos.

 

 

Conclusão

 

Em resumo, hoje podemos dizer que o domínio de dispositivos e ferramentas digitais estão relacionados com a potencialização de resultados, melhoria da qualidade de vida, menos tempo e menos custo na execução de processos.

 

Líderes com habilidades digitais estão trilhando um caminho de sucesso, não apenas por conquistarem resultados surpreendentes, mas principalmente por fazerem uma gestão de tempo inteligente, beneficiando a si mesmos e a toda a equipe.

 

Contudo, quais são as digital skills que você quer desenvolver no próximo semestre?