dicionário do marketing

O marketing de incentivo é um conjunto de ações estratégicas que visa estimular e motivar clientes e colaboradores a participarem de campanhas e programas de incentivo.

Por meio de recompensas tangíveis ou intangíveis, as empresas costumam oferecer em suas campanhas de incentivo, prêmios que podem incluir viagens, bônus financeiros, prêmios, descontos, cashback, entre outros. 

Além disso, o marketing de incentivo é fundamental para melhorar a comunicação e o relacionamento e promover o engajamento de clientes e colaboradores.

Mesmo seguindo as mesmas técnicas, métodos e estratégias do marketing aplicado de uma forma geral, o mercado de incentivo tem algumas particularidades que o fez ganhar o seu próprio dicionário do marketing de incentivo.

Como em qualquer campo de atuação, o marketing de incentivo possui termos específicos e podem ser ainda desconhecidos por muitas pessoas. 

Para entender melhor os termos e expressões no setor de incentivo, compartilho com você alguns deles com o Dicionário do Marketing de Incentivo da Premmiar.

 

  1. Bonificação

É uma forma de reconhecer e recompensar colaboradores pelo desempenho em suas funções ou em determinadas tarefas. É um valor a mais que pode ser oferecido através de dinheiro ou de outro tipo de recompensa.

 

  1. Cashback

É o dinheiro de volta na carteira digital do cliente. Geralmente concedido através de um percentual sobre o valor do produto ou serviço para futuras compras.

 

  1. Campanha de Incentivo

É uma ação promocional específica e temporária que busca estimular um grupo-alvo a realizar determinadas ações. Ela pode ser utilizada para impulsionar as vendas, lançar produtos ou premiar conquistas.

 

  1. Catálogo de Prêmios

É a lista ou seleção de recompensas disponíveis para os participantes escolherem, ao atingirem suas metas em campanhas e programas de incentivo.

 

  1. Engajamento

É um termo utilizado em situações distintas que abrangem o envolvimento ou comprometimento de toda a stakeholders com a marca e entre si, ou ainda com alguma causa ou propósito. Representa também o grau de envolvimento, comprometimento e motivação dos participantes em campanhas e programas de incentivo. O engajamento pode ser estimulado dentro e fora das empresas, incluindo as mídias sociais. Um alto nível de engajamento está diretamente relacionado ao sucesso da iniciativa. 

 

  1. Fidelidade

É a expectativa de uma empresa sobre o relacionamento do cliente com a sua marca. A fidelidade tem mais chance de ser alcançada quando uma empresa surpreende e encanta o cliente e o mantém ativo em suas compras.

 

  1. Gamificação

É uma técnica que consiste em aplicar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competições, em contextos relacionados a campanhas e programas de incentivo com finalidades distintas. Isso torna a experiência de clientes ou de colaboradores mais lúdica e atrativa, aumentando o engajamento dos participantes.

 

  1. Gift Cards

São cartões-presente disponíveis dentro de uma plataforma de recompensas.

 

  1. Marketing de Indicação

Envolve premiar os clientes que indicam novos clientes para a empresa, estimulando o crescimento da base de clientes, através do boca a boca ou de uma plataforma de programa de incentivo.

 

  1. Mobile-first

É um sistema construído pensando na dinâmica e interação com acesso pelo celular.

 

  1. Motor de engajamento

É um conjunto de dinâmicas com recompensas que impulsiona e motiva clientes e colaboradores a permanecerem ativos e engajados com a marca e com as atividades propostas pela empresa, através de campanhas e programas de incentivo. O motor de engajamento contempla todo o processo, desde a compra até a entrega ou retirada da recompensa.

 

  1. Motor de pontos

Diretamente ligado a uma meta é utilizado em plataformas de engajamento para apuração e cálculo de pontos de acordo com metas previamente definidas que vão sendo alcançadas pelos participantes.

 

  1. Motor promocional

Possibilita o funcionamento das ações promocionais e pode ter diferentes mecânicas. As várias possibilidades de mecânicas podem contemplar prêmios em forma de produtos, selos digitais, descontos, cashback, sorteios e muito mais.

 

  1. Programa de Incentivo

É uma ação planejada e estruturada para alcançar objetivos específicos. Pode ser voltado para encorajar a equipe de vendas a bater metas, envolver distribuidores, colaboradores ou clientes em ações distintas. A proposta é recompensar aqueles que tiverem melhor desempenho e objetivos alcançados.

 

  1. Programa de Fidelidade

Um programa de fidelidade é uma estratégia que visa recompensar clientes fiéis, oferecendo vantagens exclusivas, descontos especiais e outros incentivos para mantê-los engajados com a marca.

 

  1. Programa de Pontos

Se caracteriza pelos pontos acumulados em carteiras digitais, podendo ser trocados por milhas aéreas ou prêmios disponíveis no catálogo da empresa ou de empresas parceiras.  

 

  1. Plataforma de recompensa

É um sistema tecnológico que auxilia na gestão de campanhas e programas de incentivo. Ela permite o acompanhamento de resultados, o gerenciamento de metas, a distribuição de prêmios e o monitoramento do engajamento dos participantes.

 

  1. Recompensas tangíveis e intangíveis

As tangíveis são oferecidas em forma de brindes, produtos, viagens ou dinheiro. Já as intangíveis referem-se a reconhecimentos públicos, elogios, oportunidades de desenvolvimento ou experiências exclusivas.

 

  1. Tracking

É uma facilidade dentro de um sistema/plataforma que possibilita o acompanhamento da entrega do produto/recompensa.

 

  1. Voucher

É um cupom ou vale-compra, geralmente utilizado para premiar clientes ou colaboradores em campanhas e programas de incentivo. Pode ser personalizado e flexível, permitindo ao participante resgatar produtos ou serviços disponíveis no catálogo de uma empresa.

 

Conclusão

O mercado de incentivo está em constante evolução, e esses termos e expressões se adaptam às estratégias aplicadas.  Os termos contemplados no dicionário do marketing de incentivo da Premmiar são amplamente utilizados no setor.

Conhecer e compreender esses conceitos é essencial para que o planejamento e a execução de campanhas e programas de incentivo impactem positivamente os resultados das empresas.

Confira mais termos e expressões no site da Premmiar e explore a mecânica de marketing de incentivo da maior plataforma de recompensas do Brasil.

 

Compartilhe este dicionário do marketing de incentivo com sua equipe e tenha muito sucesso em suas campanhas!