decisão de compra

Dentro do planejamento estratégico de vendas e marketing, temos um ótimo recurso que é o uso de frases para incentivar e tornar mais rápida a decisão de compra do cliente.

Através de frases com gatilhos mentais, as empresas recorrem a essa estratégia poderosíssima para alavancar vendas com chamadas para persuadir o cliente.

Se uma empresa, além de vender, quer conquistar e fidelizar seu público, o uso desse recurso deve seguir os valores da transparência e da honestidade.

É bom lembrar que as compras por impulso podem até gerar números instantâneos, mas em tese, não fidelizam o cliente e dependendo do que e de como a empresa se comporta diante do que prometeu, pode até aumentar a taxa de churn.

 

O poder da persuasão

 

Robert Beno Cialdini, considerado o “pai da persuasão” é psicólogo e escritor. Em seu livro As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar, ele descreve seis princípios psicológicos básicos que norteiam nossas decisões:

  1. Reciprocidade: Sentimo-nos compelidos a retribuir o que alguém nos proporcionou, mesmo que nem sempre seja vantajoso para nós.
  2. Compromisso e coerência: Após tomarmos uma decisão, nos sentimos compelidos a agir de forma consistente com o compromisso que assumimos.
  3. Aprovação social: Buscamos pistas sobre o comportamento apropriado observando o que os outros estão fazendo.
  4. Afeição: Sentimos mais propensão a aceitar pedidos de pessoas que conhecemos e de quem gostamos.
  5. Autoridade: Temos um profundo senso de obediência em relação àqueles que consideramos autoridades.
  6. Escassez: Valorizamos mais aquilo que está disponível em quantidades limitadas.

O autor explora cada princípio em relação ao seu papel na sociedade e discute como um profissional pode mobilizar seu poder ao fazer pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões e muito mais, usando estratégias de persuasão. 

Entendendo que é possível aplicar essas técnicas em interações diárias de todos os tipos, seja pessoal ou profissionalmente, o uso de frases para incentivar a decisão de compra de clientes é uma excelente estratégia. 

Existe uma série de gatilhos mentais utilizados em frases para incentivar compras. Considerando que sua empresa preza pela boa reputação e deseja atrair e fidelizar clientes, crie suas próprias frases de maneira que estejam de acordo com o que de fato você está oferecendo.

 

As 7 melhores frases para incentivar clientes a comprarem seu produto ou serviço

 

Ao utilizar frases para incentivar clientes a comprarem com você, considere pelo menos um gatilho mental em cada uma para atrair seu público. 

1. Compre hoje e receba 15% de cashback

Tornou-se uma forma clássica de gerar mais vendas, atrair e fidelizar clientes. Ao ter que decidir onde ou que comprar, o cashback tem sido determinante. 

Aqui conseguimos perceber claramente o gatilho de urgência que estabelece um prazo para se obter o cashback. 

2. Nossa equipe está pronta para atender suas necessidades e oferecer a melhor experiência

É uma das frases para incentivar a decisão de compra do cliente, usando o gatilho da autoridade. O cliente tem mais credibilidade em quem tem expertise e se posiciona como liderança no mercado.

3. Oferecemos um presente especial como agradecimento por escolher nossa empresa. Continue comprando e usufruindo de mais benefícios

Quem não gosta de ganhar presentes?! Uma das formas de encantar o cliente, estreitar os laços, fidelizá-lo e continuar vendendo para ele, é utilizando o gatilho da reciprocidade. Se nenhum dos lados vacilar, tende a ser um relacionamento para a vida toda.

4. Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que já escolheram nossos serviços. Faça parte da comunidade que está no caminho certo para o sucesso

Com esta chamada, a empresa está mostrando que há milhares de clientes que já estão satisfeitos com seus serviços. Nesse caso está sendo utilizado o gatilho de prova social, que permite ao cliente se basear no comportamento de outras pessoas.

5. Corra! Últimas unidades!

Uma frase curta, mas também clássica em técnicas de vendas. Quando as pessoas tomam conhecimento de que determinado item está se esgotando, compram imediatamente para não perder a oportunidade. Escassez é um gatilho mental muito conhecido e muito utilizado. Sim, é um dos que mais geram vendas, mas insisto: use com transparência e honestidade!

6. Frete grátis para as 10 primeiras pessoas que comprarem

Uma chamada de frete grátis ao mesmo tempo que é simples, possui um grande potencial para aumentar as vendas em menos tempo. Vemos aqui também, o gatilho da escassez, que limita o benefício a um determinado número de pessoas.

7. Cobrimos o preço da concorrente!

Ao oferecer um preço mais baixo que o da concorrência, você aproveita o gatilho mental da ancoragem para persuadir os clientes a escolherem sua oferta, fazendo com que se sintam privilegiados por encontrarem a melhor opção de custo-benefício. 

Você poderá se inspirar em muito mais frases para incentivar clientes a comprarem seus produtos ou serviços. O importante é usá-las de forma coerente com o que sua empresa pode entregar. 

Se além de vender você deseja fidelizar clientes, considere que as ações estratégicas devem ser permanentes e com base em pesquisas, métricas e dados.

 

A importância do pós-venda na fidelização de clientes

 

Atrair clientes com frases para incentivar a decisão de compra, é um dos estágios iniciais de uma boa venda, mas a venda não termina aí. Tão importante quanto a aquisição de novos clientes, é a fidelização daqueles que já foram conquistados.

Segundo Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual

Essa afirmação não quer dizer que você deva ignorar as estratégias para alcançar novos clientes, mas diz respeito à importância de saber aproveitar as vantagens em manter a qualidade no atendimento do cliente já conquistado. 

O pós-venda é a etapa da jornada do cliente onde a empresa tem uma ótima oportunidade para conseguir fidelizar seus clientes. 

Fidelizar clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, muitas empresas concentram seus esforços, na maioria das vezes, em atrair novos clientes, deixando de lado essa etapa do pós-venda.

O pós-venda consiste em acompanhar o cliente após a compra, fornecendo suporte, assistência e garantindo a satisfação contínua. Essa etapa é crucial para fortalecer o relacionamento com o cliente e construir uma base sólida de clientes fiéis. 

Quando uma empresa demonstra interesse genuíno em resolver quaisquer problemas que possam surgir após a venda, isso cria confiança e fortalece o relacionamento com o cliente. 

Um excelente serviço de pós-venda pode até transformar clientes satisfeitos em promotores da marca, que recomendam a empresa em suas redes sociais, além do boca a boca entre amigos e familiares.

Outro aspecto importante do pós-venda é que ele permite que as empresas obtenham feedback valioso dos clientes. Através de pesquisas de satisfação, avaliações ou simplesmente em conversas informais, as empresas podem descobrir o que os clientes pensam sobre seus produtos ou serviços, identificar áreas de melhoria, e assim podem implementar as mudanças necessárias. 

Esse feedback contínuo ajuda as empresas a se ajustarem às necessidades dos clientes, podendo inclusive, oferecer um atendimento personalizado, fundamental para manter a lealdade do cliente.

É no pós-venda que as empresas têm a oportunidade de ouvir seus clientes e se preciso for, apresentar soluções para eventuais descontentamento com algum produto ou serviço.  

Mesmo as empresas bem sucedidas, podem enfrentar ocasionalmente, erros e contratempos, mas o que as destaca como empresas de sucesso é a forma como lidam com essas situações. 

Quando os clientes têm uma experiência negativa, mas a empresa age prontamente para resolver o problema de forma satisfatória, isso fortalece o relacionamento com o cliente, que se sente valorizado, o que pode resultar em maior fidelidade a longo prazo.

Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, o pós-venda também pode gerar novas oportunidades de negócios. Ao manter contato regular com os clientes, seja através de e-mails, telefonemas ou mídias sociais, as empresas podem identificar outras necessidades e oferecer produtos ou serviços complementares.

Isso demonstra aos clientes que a empresa está comprometida em atender suas necessidades e assim proporciona uma experiência completa.

O pós-venda desempenha um papel fundamental na fidelização de clientes ao fornecer suporte, resolver problemas e obter feedback.

 

Conclusão

 

Sua empresa pode escalar vendas e ter muito sucesso com o uso de frases para incentivar a decisão de compra dos seus clientes, mas tenha junto a essas estratégias um posicionamento transparente e honesto.

Além de manter a boa reputação da empresa, você tem mais chances de fidelizar seus clientes, não só com esse requinte no posicionamento da marca, mas também no pós-venda, que é uma etapa estratégica para isso.

Seja leal ao seu público e tenha muito sucesso em suas vendas!

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