data driven

O que mais diferencia uma empresa e a torna referência em seu mercado, é a experiência que ela oferece ao seu cliente. Para isso, uma das maiores aliadas é a tecnologia. A experiência do cliente e a sua relação com o Data Driven é sólida. Só para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Insights – Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, as empresas orientadas por dados, crescem em média mais de 30% todos os anos. Além disso, 60% das empresas de alto desempenho do planeta, tomam decisões a partir dos dados coletados.

 

A importância da experiência do cliente 

 

Grandes empresas já perceberam que o segredo do sucesso está muito mais relacionado à qualidade do relacionamento com o cliente, do que simplesmente com a melhoria de um produto ou serviço. 

 

Já se perguntou o porquê de uma água custar R$ 2,00 em um mercado e em outros lugares chegar a R$12,00? É tudo água! A diferença estará no tipo de estabelecimento, que por muitas vezes será escolhido pela experiência proporcionada ao cliente. 

 

Para algumas pessoas o valor agregado a uma água de R$12,00 é o que conta.

É simplesmente uma água, mas a outra vem com uma embalagem diferente e é extraída de fontes limpas e certificadas com selos de preservação do meio ambiente. Tudo isso faz parte da experiência do cliente.

 

Mas isso não é tudo. Por que um cliente volta à mesma loja várias vezes? Certamente o bom atendimento é um dos principais motivos.

 

Um atendimento melhor e focado naquele cliente, faz com que o ser humano crie suas concepções individuais e entenda que o atendimento é de qualidade e, consequentemente, o produto também.

 

É por isso que os dados para tomar decisões são tão importantes. Criar uma cultura Data Driven te possibilita enxergar o consumidor de uma outra forma, proporcionando melhores experiências a ele e mais lucro para a sua empresa.

 

Data Driven e a personalização da experiência do cliente

 

A coleta de grandes volumes de dados permite uma rápida análise e transformação em informações importantes. Quando falamos em personalização, devemos captar o comportamento do cliente, o perfil do consumidor e entender quais os seus desejos, o que agrada e desagrada e também o que engaja. 

 

O que faz com que o cliente tome uma ação e termine uma jornada de compra com uma experiência bacana?

 

Quando você usar uma estratégia de Data Driven, será possível oferecer ao seu cliente os produtos que de fato ele tem interesse em comprar. Isso é ir além daquilo que você quer vender, priorizando o que o seu consumidor quer levar para casa.

 

A partir da captação de dados e criação de um plano de ação, considerando essas métricas, você conseguirá criar melhores conteúdos, melhorar o custo de aquisição de clientes, além de posicionar a sua marca de uma forma mais inteligente e humanizada. Por exemplo, com anúncios pagos em redes sociais. Algumas marcas possuem um retorno gigantesco sobre o investimento. Já outras, acabam jogando dinheiro fora, exatamente por causa da falta de personalização de entrega daquele conteúdo para aquele potencial cliente. 

 

Ou seja, se os dados não forem utilizados da melhor forma possível, a empresa terá prejuízo.

 

Como o Data Driven e o uso da tecnologia estão melhorando a experiência do consumidor B2B?

 

Os mercados vêm crescendo bastante no Brasil. Aquelas empresas adeptas a tecnologia vêm se desenvolvendo bastante, principalmente quando falamos de experiência do cliente.

 

As tecnologias e os meios de experiência do cliente são unidos a partir das estratégias baseadas em dados. Segundo o Gartner, até 2026, 65% das empresas de vendas B2B irão tomar decisões baseadas em dados ou Data Driven.

 

Isso mostra o quanto é importante que as empresas se adequem ao Data Driven neste momento, em que o mercado tanto necessita. Além de estar em crescimento, o Data Driven reduz determinados custos.

 

Um estudo realizado pela Havard Business Review mostrou que a aplicação da cultura Data Driven em empresas, proporcionou uma redução de custos de 48,8%, aproximadamente.

 

A implementação do Data Driven tem influenciado as empresas em realizar mais estudos periódicos em cima do que o mercado procura.

 

Os insights fornecidos por meio de plataformas de análise de dados são essenciais na criação de estratégias de marketing eficazes. Ao utilizá-los, as empresas podem entender melhor seu público-alvo e adaptar sua abordagem de acordo, levando a campanhas mais bem-sucedidas.

 

O mais difícil, por parte das corporações, é conseguir comandar os softwares e meios tecnológicos. No entanto, ao aprender a implementar essa cultura dentro da empresa, o fluxo fica mais eficiente e o crescimento mais acelerado.

 

Quer mais motivos para usar o Data Driven no seu negócio?

 

O uso desse recurso pode te ajudar na tomada de decisões orientada por dados, o que é um diferencial competitivo no mercado e promove vantagens às empresas. O nome disso é inteligência de dados, que pode ajudar o seu negócio das seguintes formas:

 

  1. Identificar novas oportunidades

 

Os dados e essa tecnologia possuem um grande potencial para identificar novas oportunidades para as empresas. Além de fornecer as informações pertinentes sobre os mercados, os dados sempre revelam segredos para que o negócio seja otimizado e consiga enxergar brechas, onde não poderiam ser vistas a “olho nu”.

 

Os dados podem influenciar não só na criação de novas oportunidades, mas melhorar tudo aquilo que já existe dentro do seu negócio. 

 

Desta forma, você consegue identificar mais rápido as oportunidades de melhorias internas e também externas.

 

  1. Melhorar o atendimento dos clientes

 

Os dados podem ser usados de diferentes maneiras, inclusive para melhorar o atendimento ao cliente. Conhecer o perfil dos clientes, vai ajudar sua empresa a conseguir entregar produtos que eles comprem com mais rapidez, e preencher as suas necessidades, a fim de melhorar a experiência dos consumidores.

Quer um exemplo de uma empresa que fez sucesso pelo seu cruzamento de dados? A Netflix! Esse serviço de streaming trata os dados como um material rico, realmente precioso. Eles utilizam os dados para selecionar várias sugestões relevantes para o consumidor.

 

Dessa forma, a empresa realiza uma análise baseada em probabilidades e aprendizado de máquina (Machine Learning) para sugerir o que o consumidor precisa.

 

  1. Impulsionar as vendas

 

Vamos supor que você tenha dados coletados sobre os dias e horários que seu estabelecimento tem um movimento maior. A partir desses dados, você poderá criar ações específicas para que o fluxo de clientes aumente e consequentemente o fluxo de receita cresça também.

 

Se você observar esses detalhes, o seu negócio pode ter um desempenho melhor. Nessa ocasião, você também ajuda a melhorar o atendimento e procurar inovar dentro do negócio para aumentar o seus lucros.

 

  1. Aumento da produtividade

 

Através dos dados, você tem informações completas sobre o seu negócio. Com essa análise em mãos, é possível determinar quais os pontos a serem melhorados no negócio, tendo como objetivo aumentar a sua produtividade e foco na experiência do cliente.

 

Atente-se à LGPD

 

Esse é um ponto que não podemos ignorar:  LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Compliance com a legislação é o primeiro passo para seguir o princípio das boas práticas com o consumidor. É fundamental que as empresas sigam as leis e regulamentações para garantir a coleta adequada de dados pessoais e sua utilização apenas para fins permitidos.

 

Conclusão

 

Os dados têm um grande potencial de identificar novas oportunidades dentro do seu nicho de mercado, e também a partir da experiência do cliente. Aliás, é através dos dados que se otimiza com eficiência a experiência do cliente. 

 

A utilização do Data Driven, de certa forma, revela os passos de um cliente, como ele está pensando e  como o mercado está se comportando. 

 

Você pode dar um passo à frente, descobrir informações que valem ouro, oferecer a melhor experiência para seus clientes e, assim, se destacar no mercado. O quanto você e sua equipe de trabalho estão dispostos a investir em data driven com foco genuíno nas pessoas?

 

Pense nisso e compartilhe este artigo com seu time.