Campanhas de incentivo de vendas: 5 exemplos para inspirar e engajar colaboradores

 

Vender é fundamental para uma empresa, afinal de contas, no mundo atual, ou você está crescendo ou está morrendo. Um dos maiores motores de crescimento são campanhas de vendas que, quando feitas de maneira assertiva, podem aumentar em até 35% o faturamento, segundo estimativas recentes do setor de varejo. Mas o que é uma campanha de vendas?

O que é uma campanha de vendas

Campanha de vendas é uma ferramenta de estímulo comercial utilizada por empresas para impulsionar vendas de um determinado produto ou durante um período específico (ex.: datas especiais como Black Friday). Ela pode focar em agentes internos (incentivo para os vendedores) ou externos (programas para clientes, como por exemplo campanhas de indicação).

Dessa forma, sabendo que essa é uma excelente ferramenta para empresa, a grande pergunta dos empreendedores e executivos comercias é: “Por onde começar?”.

Conheça seis passos práticos para iniciar um processo bem sucedido em suas vendas:

  • Comece pelo porquê

Começo parafraseando Simon Sinek: “pessoas com um forte senso de propósito são capazes de inspirar grandes multidões”. Muitos líderes de vendas erram iniciando a sua campanha pelo formato, pelo incentivo ou até pelo produto. Antes de qualquer coisa você deve definir o propósito de sua campanha, pois sem um “porquê” dificilmente você saberá alinhar as expectativas com seu time.

Sendo assim, defina o foco principal, que pode ser aumento de faturamento, melhora na conversão, fidelização de clientes, aumento de ticket, entre outros.

  • Na hora do “como”, seja simples

Vejo muitos executivos criando “campanhas da NASA” e isso pode ser o seu principal erro. Colaboradores devem entender a mecânica do processo em menos de cinco minutos. Se isso não ocorrer, durante o fluxo de vendas o vendedor não lembrará o método e sua campanha não terá êxito. Lembre-se que nossos vendedores estão, diariamente, gerenciando os processos de vendas, a sua carteira de clientes e o relacionamento com os mesmos, por isso as nossas campanhas devem ser auxiliares e não mais um “trabalho” para o vendedor.

  • Treine seu time

Segundo recente pesquisa realizada pela Play2sell, 44% das empresas participantes relatam que hoje a capacitação do time de vendedores é o maior obstáculo para o crescimento de seu negócio. Por isso, uma vez definida a campanha, não esqueça de treinar o seu time para estar pronto e entregar o resultado esperado. Uma opção é falar que o objetivo do treinamento é ensinar todo mundo a ganhar prêmios oferecidos. Isso provavelmente aumentará o engajamento do time no treinamento e consequentemente o resultado da campanha.

  • Tenha um painel de resultados vivo

Todo mundo gosta de participar de um time que está ganhando, por isso você deve criar um mecanismo de comunicação muito interativo, dinâmico e claro. O vendedor deve se sentir o “atacante” de uma equipe campeã, sabendo quantos “gols” ele já fez e quantos faltam para ele conquistar a liderança.

  • Agende uma comemoração

Sua campanha deve ser um evento! Agende o encerramento como a consolidação de um sonho. Seria como a “formatura” da sua campanha de vendas. Os ganhadores devem ter o devido reconhecimento para comemorarem junto aos seus colegas de trabalho. Essa etapa será fundamental para o reconhecimento do time e principalmente para o engajamento de sua próxima campanha.

  • Use o Growth Hacking Mindset

Ao final de toda campanha é fundamental analisar os resultados, definir seus sucessos e pontos de melhoria.

O Growth Hacking – termo da moda em empresas de tecnologias – é um método que visa o crescimento de empresas que testam hipóteses para vender melhor os seus produtos através de uma profunda análise dos resultados dos mesmos.

De maneira prática, fazer uma campanha de vendas utilizando o Growth Hacking Mindset é testar um determinado método de vendas, analisar os resultados e utilizar os aprendizados na criação da próxima campanha. Esse modelo estimula os gestores de vendas a serem analíticos na criação e acompanhamento de suas campanhas.

E aí, o que achou dessas dicas?! Que tal usarmos um exemplo prático para lhe auxiliar na criação de sua primeira corrida de vendas?

 

Siga o passo a passo para a sua nova campanha de vendas:

1. Pré-campanha

Quinze dias antes do lançamento da ação, monte um grupo de trabalho que será responsável por criar e acompanhar a campanha de vendas. Esse time deverá definir a estrutura da campanha, os produtos participantes, as regras dos benefícios, o gerenciamento dos resultados e como serão compartilhados para o time. Sugiro colocar nesse grupo os vendedores, gerentes comercias e gestores de outras áreas da empresa como, por exemplo, departamento de marketing, administrativo, entre outros.

2. Aquecimento

Uma semana antes da campanha faça o lançamento para seu time comercial, apresente todos os pontos do modelo e as regras estipuladas e dê espaço para o time tirar dúvidas. Aproveite essa oportunidade para treiná-los a desenvolver melhor a venda daqueles produtos.

3. Lançamento

No dia do lançamento, use esse momento para engajar o time fazendo um vídeo compartilhável! Deseje sucesso e demostre o quanto está feliz e confiante com esta campanha.

4. Primeiros resultados

No fechamento da primeira semana, compartilhe os resultados preliminares da campanha, estimule os primeiros colocados e, principalmente, entenda os resultados da baixa performance.

5. Metade do caminho

Com quinze dias de campanha, reúna novamente o grupo de trabalho criado para gerenciá-la e discuta os primeiros resultados. Utilize esse tempo para ouvir os pontos altos e baixos de todos os processos desenvolvidos durante esse período.

6. Início do fim

Ao final da terceira semana de campanha, divulgue os aprendizados colhidos pelo grupo de trabalho e apresente exemplos de sucesso para o time.

7. Reta final

Nos últimos dois dias, aumente a energia do time confraternizando com eles. Fazer um café da manhã especial mostrando o quão perto do resultado vocês estão pode ser uma ferramenta motivacional. Não se esqueça, posteriormente, de comemorar o fechamento com um brinde na empresa, um happy hour ou outra celebração.

8. Encerramento

Ao final da campanha, organize uma festa de comemoração reconhecendo os melhores resultados e peça para que eles compartilhem os aprendizados para o restante do time.

9.  Análise de resultados

Por fim, uma semana após o fechamento, reúna novamente o grupo de trabalho e analise os resultados escalando os sucessos e revendo os pontos de melhorias colhidos durante todo o processo.

 

Então, agora que você viu exemplos práticos, acha que esses passos podem colaborar positivamente na sua primeira campanha de vendas? Eu espero que sim!