campanha de engajamento

Não é de hoje que as empresas vêm percebendo a importância de manter seus funcionários motivados e produtivos. Já sabem, inclusive, que uma excelente solução é apostar na campanha de engajamento.

Mesmo sabendo disso e entrando em ação, muitos gestores se frustram com os resultados por não conseguirem montar a campanha de engajamento de forma correta.

Não por uma questão de incompetência, mas principalmente porque têm dificuldade em encontrar soluções personalizadas, seja por falta de tempo ou por desconhecer o que há de novo no mercado.

De acordo com um artigo publicado pela Harvard Business Review, há 3 tipos de vendedores e nem todos têm o mesmo desempenho, mas quando as empresas consideram essas diferenças em seus programas de incentivo, podem obter um desempenho melhor de todos eles.

Para que uma campanha de engajamento seja um sucesso, é preciso planejar e considerar propostas personalizadas que atendam ao objetivo da empresa.  

Algumas dicas básicas podem dar um norte para que gestores de RH comecem a planejar uma boa campanha de engajamento.

 

4 Dicas básicas para montar uma campanha de sucesso

 

1. Planeje a campanha de engajamento

Um bom planejamento de campanha de engajamento precisa contar com uma boa pesquisa interna, integração com o setor de marketing e levar em consideração algumas ações:

  • Crie um cronograma: estabelecer as ações e os prazos entre o início e o fim de uma campanha é fundamental para o sucesso da mesma. 
  • Comunique a marca: o engajamento começa primeiramente com a marca. Para isso, se faz necessário inserir nas campanhas, uma dinâmica eficaz de comunicação da marca, ressaltando seus valores, propósitos e missão. Quando comunicada de forma correta, a marca é motivo de orgulho para seus funcionários, que se sentirão pertencidos e mais comprometidos com os objetivos da empresa. 
  • Crie um programa de reconhecimento: antes mesmo de iniciar a campanha de engajamento propriamente dita, um bom exercício é tornar o reconhecimento de seus funcionários uma prática constante. Isso fará com que a campanha seja autêntica, não causando uma impressão negativa de que só se reconhece o trabalho de alguém em campanhas. Elogios públicos são um bom exemplo.
  • Estabeleça metas claras e objetivas: para medir o sucesso dos resultados de engajamento, é fundamental que metas e objetivos possam ser mensurados. Se a campanha possui foco em vendas, as métricas precisam envolver números, enquanto que eventos e dinâmicas podem envolver desafios.

 

2. Escolha o tipo de campanha de engajamento

As campanhas de engajamento têm como base incentivo e fidelidade, essenciais para manter funcionários motivados e felizes. Os programas de incentivo e fidelidade servem para manter os funcionários engajados com a marca/empresa, motivar equipes, melhorar a produtividade, diminuir o turnover, dentre outros. 

Sabendo exatamente qual resultado a empresa quer alcançar, a campanha se torna mais objetiva e todos os esforços e investimentos não serão perdidos. Lembrando sempre de comunicar a marca, reconhecer os melhores talentos e premiar aqueles que se destacarem nos desafios lançados. Veja algumas opções:

  • Eventos de integração: importantes para fortalecer o relacionamento entre funcionários, promovem um clima organizacional saudável. Aposte em happy hours, jantares, almoços ou ainda em ações ao ar livre com foco em sustentabilidade, bem-estar e qualidade de vida. Essas últimas, muito atuais por sinal! 
  • Vendas por equipe: além de fortalecer o relacionamento dos funcionários que se dividirão em equipes para bater uma determinada meta, a empresa ainda contará com resultados financeiros. As ações costumam ser feitas dentro da empresa, mas as premiações podem ocorrer em eventos realizados em hotéis, restaurantes etc. 

 

3. Invista em uma ferramenta tecnológica de gestão de RH

Esse tipo de ferramenta é muito útil, pois é capaz de otimizar a gestão do tempo, fazer análises e avaliações, além de ter todo o aparato de uma plataforma para a gestão de talentos e de pessoal. Com base em todos os dados contidos no programa, é possível planejar e organizar uma campanha de engajamento de forma mais eficaz.

 

4. Contrate uma solução tecnológica para criar e gerenciar a campanha de engajamento

Além de ajudar a gerenciar a campanha otimizando o seu tempo, uma plataforma de engajamento conta com inovação tecnológica que personaliza a campanha. Outra vantagem é não ter que se preocupar com a logística para a compra e entrega de prêmios. Além disso, é integrada e permite que funcionários que se destacarem na campanha, possam, por exemplo, escolher seus próprios prêmios. 

 

Exemplos de premiações

 

Como parte do planejamento, é importante conhecer seus funcionários e suas expectativas. Para isso é importante uma pesquisa interna, aproveitando, inclusive, resultados de campanhas anteriores.

Conheça as formas mais comuns de premiar funcionários e faça uma escolha de acordo com o escopo da campanha de engajamento. Dependendo, os prêmios poderão ser personalizados.

  • Viagens: quem não quer ganhar uma viagem como prêmio? Um dos mais cobiçados prêmios em empresas, as viagens geralmente cobrem passagens, hospedagem, alimentação, custos de traslados e até passeios. 
  • Experiências culturais: geralmente concedidos através de vales-cultura, ingressos personalizados etc., é uma excelente e personalizada forma para funcionários amantes da cultura e da arte. Entre alguns exemplos estão os shows musicais, peças de balé e de teatro.
  • Programas de desenvolvimento: oferecer treinamentos e oportunidades de aprendizado para que funcionários possam aprimorar suas habilidades e crescer na empresa, é o tipo de premiação que beneficia ambas as partes.
  • Horários flexíveis: uma ótima forma de reconhecer o desempenho daquele funcionário que entrega resultados dentro do cronograma. Poder sair mais cedo ou chegar mais tarde pode garantir um tempo a mais com a família, por exemplo.
  • Trabalho remoto: quando viável, é uma ótima forma de premiar aquele funcionário que mora distante do trabalho ou que tenha algum outro motivo particular.
  • Cursos de línguas estrangeiras: nem todos os cargos exigem uma segunda língua, mas pode interessar a um funcionário de forma particular.
  • Produtos diversos: desde eletrônicos, eletrodomésticos, acessórios e itens esportivos, até prêmios mais caros como carros etc
  • Serviços diversos: são muitas possibilidades de premiar com algum tipo de serviço. Um dia no SPA, massagens, matrículas em academias etc. são alguns exemplos

 

Conclusão

 

Se você quer ver seus funcionários motivados e felizes, planeje e realize uma campanha de engajamento na sua empresa.

Além de melhorar a produtividade, contribui com a imagem da marca e é capaz de reter os melhores talentos na empresa.

Invista em soluções que te ajudem a gerenciar suas campanhas, otimizando seu tempo e até diminuindo alguns custos desnecessários.

Compartilhe esse artigo com seu time de gestores e tenha muito sucesso em sua campanha de engajamento!