incentivo e fidelização

Para realizar negócios bem sucedidos, muitas empresas apostam alto em marketing agressivo para vendas de serviços ou produtos. 

No entanto, as que resistem às intempéries do mercado são as que têm algo em comum: foco em customer centricity ou centralidade no cliente, em português.

Essas empresas estão a muitos passos na frente da concorrência, visto que promover uma experiência do cliente diferenciada é a grande “sacada” do mercado. Ou seja, as decisões da marca estarão baseadas e com foco no cliente, e não mais somente em seus serviços ou produtos. 

E o que significa focar em customer centricity para alcançar os melhores resultados em termos de ROI (retorno do investimento) e engajamento?

A 2ª edição da pesquisa Panorama da Fidelização no Brasil 2022 revela que para quase 85% dos respondentes, as empresas que oferecem ações de fidelização, como programas de fidelidade, cashback, descontos etc., tendem a ter a sua preferência na hora de escolher onde comprar. Além disso, 92% dos respondentes relataram que tiveram interações positivas com suas marcas preferidas nos últimos 12 meses. A pesquisa também mostra que o número de interações e o valor dessas interações para o retorno sobre o investimento (ROI) aumenta bastante quando a marca investe em ações contínuas e estruturadas, como é o caso dos programas de fidelidade. 

Essa grande “sacada” na verdade conta com estratégias aliadas para colocar os melhores players do mercado em ação. Vejamos dois exemplos:

 

  1. Campanha de incentivo:

    Estrategicamente elaborada para recompensar colaboradores empenhados em trazer mais clientes para a base e que consequentemente são responsáveis pelo aumento no volume de vendas.

  2. Programa de fidelidade:

    Também faz parte de uma campanha de incentivo, sendo que seu foco está em ações para reter e aumentar o engajamento de seus clientes, o que obviamente também trará resultados financeiros.

 

Entendendo que não basta ter conhecimento e realizar campanhas para atrair, reter e aumentar continuamente a base de clientes, os melhores estrategistas vão em busca de atualizações para acompanharem as tendências desse mercado. 

Através de uma série de eventos, muitos realizados aqui no Brasil, os responsáveis pelo sucesso no setor de incentivo e fidelização, trocam conhecimentos, aprendem mais, se atualizam e fazem networking. 

 

A importância do networking para o mercado de incentivo e fidelização

 

Incentivo e fidelização são estratégias utilizadas em muitos setores da economia e quem conseguir estar presente nos principais eventos, poderá fazer uma melhor análise sobre o comportamento do mercado. 

Lembrando que a participação nesses eventos também possibilita acompanhar os avanços tecnológicos do mercado com atualizações sobre inovação, marketing digital, metaverso e inteligência artificial.

 

Fique por dentro dos eventos importantes na área de incentivo e fidelização:

  1. Fórum Brasileiro de Fidelização

Este evento é organizado pela ABEMF (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização) e aberto a diferentes setores interessados em desenvolver programas de fidelidade. 

Como os programas de fidelidade estão presentes em diversos setores da economia, englobando praticamente todos os segmentos da sociedade, a expectativa é de uma maior diversidade de participantes. 

Os organizadores costumam trazer convidados de vários segmentos é uma grande oportunidade para que parceiros dos programas e interessados no assunto possam trocar ideias, conhecimentos e networking. 

  1. Loyalty Expo

É uma conferência anual focada em estratégias de fidelização de clientes, onde os participantes podem aprender com especialistas. Apresentada pela Loyalty360, a Loyalty Expo se propõe a fornecer conhecimento e melhores práticas necessárias para orientar equipes e marcas em suas jornadas de fidelidade do cliente. 

  1. Incentive Marketing Association Summit

A conferência IMA Summit é um evento que reúne líderes da indústria de incentivos para discutir tendências, inovações e estratégias eficazes na área de marketing de incentivo. 

Uma das propostas do evento é proporcionar relacionamentos duradouros enquanto expande sua rede de negócios. 

Com informações atualizadas sobre o setor, cria-se uma oportunidade para se discutir novas ideias, tendências emergentes e práticas recomendadas. 

  1. Recognition & Rewards Festival

O evento Festival de Reconhecimento e Recompensas conta com mesas redondas para abordar temas relevantes dentro do programa e com workshops para aprofundar essas discussões. 

  1. Fórum E-commerce Brasil

Importante evento para todos os setores do mercado, costuma abordar temas atuais para potencializar as vendas, negócios B2B, dentre outros.

Certamente são assuntos que possuem uma relação direta com o mercado de incentivo e fidelização. Além disso, é uma ótima oportunidade para fazer networking com vários participantes pertencentes a diversos setores e segmentos.

  1. Brazil Promotion 

É considerada a principal feira de marketing promocional do Brasil  e sua proposta é transformar e trazer resultados para ações promocionais. 

Costuma abordar o universo de brindes, presentes corporativos, serviços para eventos, comunicação visual, soluções para ponto de venda, novas tecnologias, dentre outros. 

É uma excelente oportunidade para inspirar, aprender, gerar negócios, resolver suas demandas e fazer networking.

  1. LATAM Retail Show

Considerado o mais importante evento B2B de varejo e consumo da América Latina, o Latam Retail Show | Congress & Expo, tem como proposta revelar o que há de mais novo, tecnológico e disruptivo no mercado do varejo e consumo. É uma imersão para apresentar as principais e mais importantes novidades, conteúdos de alto impacto e soluções inovadoras em um evento desenvolvido por líderes que prometem inspirar milhares de profissionais. 

É uma excelente oportunidade para que as marcas e as empresas conheçam as melhores soluções para o varejo, se preparem para enfrentar todos os desafios do setor e certamente para fazer networking para agregar conhecimento ao setor de incentivo e fidelização. 

  1. Gamification Europe 

evento tem como característica a busca pela inovação e por gerar valor agregado ao networking. 

O evento conta com palestrantes incríveis, workshops interativos, jogos e estudos de casos globais. O foco está em como aplicar a gamificação para atingir objetivos. É uma oportunidade também para ouvir os gamers e não apenas os criadores.

 

Conclusão

Os eventos são de suma importância para o mercado de incentivo e fidelização, uma vez que esse setor está em constante transformação, não apenas em relação ao comportamento do consumidor, mas também no que diz respeito à tecnologia e inovação. 

Se atualizar e participar regularmente de eventos como esses possibilita estabelecer conexões valiosas e  enriquecer seu repertório de conhecimentos sobre o que há de mais atual no setor.

Lembre-se de que, ao adotar ações de incentivo e fidelização com foco na customer centricity (centralidade no cliente), sua empresa estará mais propensa a alcançar o sucesso desejado. 

Compreender e atender às necessidades e preferências do cliente é um diferencial competitivo relevante nos dias atuais.

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Desejo que suas ações de incentivo e fidelização sejam um grande sucesso!